Você está visualizando atualmente Gestão municipal: ODS serão vinculados ao IGM-CFA

Gestão municipal: ODS serão vinculados ao IGM-CFA

O Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) vai passar por mais uma atualização e, o que já era bom, promete ficar ainda melhor. A ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração (CFA) agora vai vincular todas as suas dimensões – Finanças, Gestão e Desempenho – aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De acordo com o diretor de Gestão Pública do CFA, Adm. Fábio Mendes Macedo, a proposta é demonstrar que existe uma entrega de valor que transcende ao IGM-CFA. Ele comenta, ainda, que os ODS trazem uma busca de melhoramento para a sociedade no planeta, assim como na gestão pelas suas análises e impactos.

“Inicialmente foi um alinhamento ao mundo por adesão buscando Agenda ODS 2030.Para o IGM-CFA, foi alinhar as entregas que fazemos à nação brasileira, com nossas análises, a correlação existente com as ODS”, explica.

Na prática, foram examinadas as dimensões e indicadores do IGM-CFA a fim de identificar a integração dos ODS com os temas abordados em cada um dos indicadores. Segundo o conselheiro federal, Adm. Júlio Francisco Dantas Rezende, por meio desta integração será possível avaliar quais são as cidades mais sustentáveis, tendo em vista o índice que se obtenha na avaliação das melhores práticas de gestão pública municipal.

“Esta atividade serve de um autodiagnóstico por parte dos municípios, estimulando as gestões municipais a refletirem na melhoria contínua de seus processos gerenciais voltados à gestão pública sustentável”, diz.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Ao todo, são 17 objetivos que os países precisam alcançar.

Cada um dos objetivos previstos nos ODS conta com uma ação do CFA. A proposta da autarquia é ajudar o país a alcançar as metas compromissos da Agenda 2030. Para Júlio, os profissionais de administração têm papel fundamental para ajudar as nações a alcançarem os objetivos da Agenda 2030.

 “O sentido da administração é contribuir para o desenvolvimento sustentável, por isso, o Sistema CFA/CRAs assim como todos os profissionais de administração precisam discutir e identificar ações práticas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável”, defende o administrador.

Assessoria de Comunicação CFA – Ana Graciele Gonçalves