Você está visualizando atualmente Homenagens pelo Dia do Profissional de Administração

Homenagens pelo Dia do Profissional de Administração

Sessão Solene na CMM

A Câmara Municipal de Manaus realizou no dia 13 de setembro Sessão Solene em homenagem ao Dia do Profissional de Administração (09 de Setembro). A homenagem foi de propositura do vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), com subscrições da vereadora Professora Jacqueline e do vereador Professor Fransuá (PV).

O Presidente do CRA-AM Adm. Inácio Guedes Borges, em nome da autarquia, homenageou os Coordenadores dos Cursos de Administração das Instituições de Ensino Superior de Manaus (IES) e destacou a importância dos professores na formação do Profissional: “O Sistema CFA/CRAS prima pela valorização do Profissional de Administração e conta com o apoio dos professores para formar profissionais capacitados e antenados as novas exigências da Indústria 4.0. Mantemos um diálogo constante com as IES, com o intuito de fortalecer o relacionamento com acadêmicos, professores e gestores, e assim, participar ativamente da formação do futuro profissional de Administração.”

O Vereador Rosivaldo Cordovil homenageou o Presidente do Conselho de Administração Adm. Inácio Guedes Borges, o Vice Adm. Nelson Aniceto Fonseca Rodrigues e o Conselheiro Federal de Administração- CFA, Adm. José Carlos de Sá Colares. Na oportunidade, também homenageou os funcionários da CMM, administradores Nelson Lopes (Corregedoria), Adm. Juliane Roque Cortezão, (Setor Financeiro), Leandro Moraes (Setor de Serviços) e Sandra Batista Nascimento (Cerimonial.)

Em seu pronunciamento, Cordovil falou sobre o futuro do profissional de administração, em relação a revolução industrial e digital e os riscos da extinção da profissão à frente da evolução digital: “Acredito que o segredo para continuidade da nossa profissão, será encontrar o equilíbrio entre a valoração do humano sobre as máquinas e a evolução digital, afinal, toda a evolução industrial e digital de nada será útil e bem aplicada se não for para trazer o bem-estar ao ser humano, contribuindo para o seu desenvolvimento, concluiu o vereador.

No total, foram mais de 80 administradores da administração pública e privada que foram homenageados pelos vereadores na Câmara Municipal de Manaus.

Homenagens na ALEAM

No dia 24/09, o Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA/AM) recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) em Sessão Especial em comemoração ao Dia do Profissional de Administração, uma iniciativa do deputado Adjuto Afonso (PDT), que é administrador por formação.

O deputado Adjuto Afonso ressaltou que é um privilégio ter sido o autor da homenagem e que o administrador ainda não está sendo valorizado de acordo com a sua qualificação.

“Entendemos que o administrador é peça importante na administração pública ou privada. Sabemos do trabalho do CRA assim como do Sindicato dos Administradores. Falta muito ainda para que a gente possa ocupar um lugar de administrador, seja na administração pública ou privada. É muito raro você encontrar o administrador na sua função, à qual é muitas vezes escolhido por indicação política e a pessoa não tem a condição de administrar aquilo que nós aprendemos na faculdade de administração. O Conselho luta por isso, porque precisamos ser mais reconhecidos”, disse o deputado.

O Adm. Inácio Guedes, presidente do CRA-AM, em seu discurso, fez um breve relato histórico da profissão de administrador e levantou o questionamento sobre as competências do Profissional perante a Indústria 4.0: “identificamos a necessidade da formação de profissionais de administração habilitados para entender e atender esse novo mercado, essa nova economia. O mundo sempre sofreu mudanças, isso não é novidade para nenhum de nós. O que talvez seja novidade para alguns é a velocidade tecnológica das atuais mudanças. É importante ressaltar que a ciência da administração tem acompanhado a evolução da sociedade. A profissão, que nasceu na época da revolução industrial, agora se prepara para um novo contexto: o da revolução 4.0. Será que estamos preparados para tais avanços? Qual papel da academia na formação desses novos profissionais da área da administração?

Ao finalizar seu discurso, Inácio agradeceu a homenagem e lançou um desafio para os Deputados Sinésio Campos, Belarmino Lins e Adjuto Afonso: o Sistema CFA/CRAs desenvolveu uma importante ferramenta para auxiliar os gestores públicos – o Índice de Governança Municipal. Esse instrumento pode ser utilizado como base em comissões da Assembleia Legislativa para auxiliar no desenvolvimento de nosso Estado.

A Solenidade contou com a presença dos membros do CRA, colaboradores, antigos funcionários, acadêmicos de administração, autoridades estaduais e municipais, além os deputados Alessandra Campêlo (MDB), Belarmino Lins (PP), Sinésio Campos (PT) e Therezinha Ruiz (PSDB).

Confira as fotos das homenagens – http://craam.org.br/comunicacao/

 

Assessoria de Comunicação CRA-AM / Assessoria de Imprensa CMM e ALEAM