Live abordou a Educação Financeira voltada às famílias e como ajudá-las a superar esse momento de crise

Live abordou a Educação Financeira voltada às famílias e como ajudá-las a superar esse momento de crise

A Educação Financeira em tempo de pandemia foi o tema da live desta quarta-feira (10), conduzida pelo Presidente do CRA-AM, Adm. Inácio Guedes, e que teve como convidada a Pedagoga e Educadora financeira Vera Lúcia Oliveira. A conversa girou em torno da Educação Financeira voltada às famílias e como ajudá-las a superar esse momento de crise. 

Para contextualizar aos expectadores Vera explicou um pouco sobre Educação Financeira e falou da importância de se iniciar esse processo educacional ainda na primeira infância: “A criança quando é educada desde cedo sobre a importância do dinheiro, da poupança e do consumo consciente, se torna um adulto mais preparado para enfrentar as adversidades econômicas, ela não vai pensar só em economizar dinheiro, mas por exemplo, água, energia, e assim passa a ser também um cidadão mais preocupado com a sustentabilidade.  Um bom exemplo de Educação financeira para crianças é o projeto Sonhar, planejar e alcançar – fortalecimento financeiro para famílias , desenvolvido pela SEMED desde 2016, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Vila Sésamo e que em março deste ano foi disponibilizado para mais 21 unidades de ensino da rede municipal que atendem a 4.600 crianças de 2 a 6 anos.”

Vera também destacou a importância de organizar o orçamento doméstico para atravessar esse período de crise, definindo as prioridades de compra/serviços, deixando de consumir o que não é essencial no momento. Como dica sugeriu o zelo pela saúde física e mental: “Invista em uma alimentação saudável, em uma rotina de trabalho, com horários definidos. Nesse momento, temos que nos manter saudáveis, pois isso também reflete em nosso orçamento familiar. Isso também é Educação Financeira.”

Como mensagem final Vera explicou que a crise veio pra mudar nossos comportamentos e que é preciso aproveitar esse momento pra rever conceitos e se reiventar: “Podemos sim mudar nossa relação com o dinheiro, aprendendo a planejar, organizar e controlar as finanças e assim ter uma vida mais tranquila. Aos que perderam o emprego ou tiveram redução de salário e que acham impossível sair dessa crise, afirmo que é sim possível, é necessário porém identificar suas aptidões, ver o que o mercado está precisando, buscar capacitação e assim correr em busca de novas oportunidades.”

O Presidente Inácio encerrou a live agradecendo a participação da Educadora financeira Vera oliveira e ao público e informou o retorno das atividades dos funcionários na sede do Regional, destacando as medidas tomadas pela Direção para um retorno seguro. Ainda enfatizou que atendimento ao público continua sendo realizado prioritariamente pelos canais digitais do CRA-AM, mas em casos excepcionais que não puderem ser resolvidos por meio eletrônico serão atendidos presencialmente mediante agendamento.

Na oportunidade a convidada disponibilizou seus contatos e um e-book sobre o tema para os interessados. Para ter acesso solicite pelo Direct no Instagram @veralucia.oliveira.71

Para você que não pôde acompanhar a transmissão ao vivo, pode assistir ao bate-papo na íntegra já disponível em nosso IGTV em nosso perfil no Instagram (@cra.amazonas).

Outra dica é que na próxima sexta-feira, 12 de junho, a Comissão de Mulheres Administradoras do CRA-AM realizará sua primeira live com o tema “A mulher e o Mercado de Trabalho durante a pandemia”, as 16h, no Instagram da Autarquia. Participe!!

 

Assessoria de Comunicação CRA-AM