Você está visualizando atualmente Meio Ambiente e a Gestão Ambiental foram os destaques da sétima live realizada pelo CRA-AM

Meio Ambiente e a Gestão Ambiental foram os destaques da sétima live realizada pelo CRA-AM

Nesta sexta, 05 de junho, o CRA-AM realizou uma Live especial para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o tema Meio Ambiente e os Desafios da Pandemia na visão do Profissional de Administração o Presidente do CRA-AM Adm. Inácio Guedes bateu um papo com a Adm. Maria Edilene Neri de Sousa especialista em Gestão e Educação Ambiental.

Ao iniciar a Live Inácio parabenizou a todos os profissionais que direta ou indiretamente atuam para a preservação do meio ambiente e citou a importância do trabalho de associações como ASCALITA – Associação de Catadores de Lixo de Itacoatiara, que por meio da coleta seletiva, contribuem para o reaproveitamento de  diversos materiais, diminuindo assim o lixo descartado no ambiente. Ele destacou também as iniciativas do próprio CRA-AM para diminuir os impactos ambientais gerados pela Autarquia, adotando sistemas digitais de gerenciamento de dados e processos, reduzindo a utilização do papel, entre outras ações.

Inácio também falou um pouco sobre as três grandes áreas que a Gestão Ambiental engloba: econômica, social e ambiental, enfatizado que a atuação do gestor ambiental está ligada, principalmente, às atividades econômicas que podem gerar algum impacto na sociedade e no meio ambiente.

Após um breve problema de conexão, a Adm. Maria Edilene iniciou sua participação na Live falando um pouco sobre sua formação e experiência profissional na área da Gestão Ambiental, destacando sua atuação na SEMA- Secretaria de Estado do Meio Ambiente, como Assessora Técnica.

Em seguida o Adm. Inácio aproveitou a expertise de Edilene para questioná-la sobre os campos de atuação do Gestor Público e ela destacou quatro importantes áreas em que o Gestor ambiental pode desenvolver atividades: A recuperação de áreas degradadas, a Educação, a Certificação e a Elaboração de Políticas públicas.

Também foi foco do bate-papo como o profissional de Administração atua em situações como a que vivenciamos hoje, causada pela pandemia. Ela destacou a necessidade de reformular os planos/projetos e ações em todas áreas inclusive na gestão ambiental, destacando a importância da elaboração de programas de educação para a população. 

Antes de passar a palavra para as considerações finais de Edilene, o Presidente lançou um desafio para a administradora: 

“As eleições municipais estão chegando, vem aí uma nova Administração. Te desafio como Profissional de Administração e Gestora Ambiental apresentar a

os candidatos a prefeito e vereadores uma agenda de gestão do meio ambiente a partir dos princípios da Administração.”

A Adm. Aceitou o desafio e foi além: “vamos levar essa agenda para a discussão no Fórum Permanente das Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Amazonas o FOPES-AM, temos que aproximar o CRA-AM dessas discussões para assim fortalecer as politicas públicas relacionadas a área ambiental”.

Encerrando sua participação, Edilene afirmou que a área ambiental é um grande mercado para o profissional de Administração e parabenizou o CRA-AM por sua atuação não apenas na capital, mas também no interior do Estado.

O Presidente do CRA-AM agradeceu a entrevistada e finalizou a live com um recado para os Profissionais: “Estamos com a Campanha de Atualização Cadastral, você profissional de Administração, atualize suas informações no portal do CRA-AM, para receber informações sobre o Sistema CFA/CRAs, como cursos, capacitações. Acompanhe nossas ações pelo Portal e pelas Redes Sociais do Conselho.”

Para você que não pôde acompanhar a transmissão ao vivo, pode assistir ao bate-papo na íntegra já disponível em nosso IGTV em nosso perfil no Instagram (@cra.amazonas).

Na semana que vem o tema da Live do CRA-AM será Educação Financeira, Participe!!!

Assessoria de Comunicação CRA-AM