You are currently viewing Pesquisa Nacional enviará questionários a profissionais de Administração

Pesquisa Nacional enviará questionários a profissionais de Administração

A Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho dos Profissionais de Administração já está na segunda etapa do cronograma, com ações realizadas totalmente online. Nesta fase, profissionais de Administração são consultados em quatro questionários (pesquisa quantitativa). Os resultados serão enviados aos registrados nos Conselhos Regionais de Administração e também estarão disponíveis no site do Conselho Federal de Administração.

Atenção! Os profissionais serão convocados por email para participar. Na mensagem, estarão todas as orientações sobre como acessar e proceder no preenchimento do questionário, que em dezembro estará acessível no site cfa.org.br.

A novidade desta, que é a sétima edição da Pesquisa Nacional, é a participação de todos os egressos dos cursos superiores conexos (tecnólogos, mestres e doutores) que, além de Administradores; empresas e organizações empregadoras; coordenadores e professores de cursos de Administração; são os convidados a fornecer as informações centrais para a embasar o estudo e suas conclusões.

O CFA conta com a mobilização e participação de todos! E informa que, para refinar a investigação, os itens dos questionários de 2015 foram reavaliados, atualizados e complementados. Um trabalho minucioso, que seguiu os direcionamentos do Plano de Atualização dos Questionários e adequações, conforme os resultados das Entrevistas em Profundidade, Reuniões de Grupo e reavaliações do CFA.

Tópicos

São questões sobre a formação acadêmica, perfil da organização onde o profissional atual, condições de empregabilidade ou desemprego, características como competências e habilidades pessoais, contribuições do Sistema CFA/CRAs, dados pessoais e outros assuntos gerais.

Docentes responderão sobre a formação que possuem, as atividades acadêmicas e as profissionais já realizadas e quais os aspectos pedagógicos estão envolvidos na atividade desempenhada como docente.

As perguntas sobre EAD foram reformuladas, para abordar as diferentes modalidades do Ensino a Distância: síncrono, assíncrono e misto. Também foram incluídos tópicos referentes à pandemia da Covid-19 e seus reflexos no trabalho, emprego e no contexto psicológico.

Identidade

A Pesquisa Nacional é realizada a pedido do CFA pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Uma ação importante para a construção da identidade profissional e que permite o cumprimento da missão do Sistema CFA/CRAs de valorização da profissão do Administrador.

Por meio desse raio-x feito em cada localidade, será possível conhecer as exigências do mercado de trabalho e como as Instituições de Ensino Superior devem preparar os futuros profissionais nos cursos de Administração.

Com base nos dados apurados, o Sistema terá subsídios para orientar e situar os profissionais de Administração em áreas específicas das organizações e sinalizar oportunidades nos setores da economia nacional.

Participe!

Patrícia Portales – Assessoria de Comunicação do CFA.