Você está visualizando atualmente Portal apresenta todas as novidades IGM-CFA 2.0

Portal apresenta todas as novidades IGM-CFA 2.0

O novo site do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) já está disponível para consulta. Os interessados em conhecer a ferramenta poderão acessar o endereço www.igm.cfa.org.br.

O IGM-CFA é uma ferramenta criada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com o Instituto Publix. Por meio dela, é possível medir a qualidade da gestão pública municipal. A proposta é que ela seja um referencial para os prefeitos elaborarem as políticas públicas dos municípios.

A ferramenta foi criada em 2016, mas foram nos dois anos subsequentes que ela tornou-se conhecida por meio das apresentações que o CFA promoveu em dezenas de municípios brasileiros. Por meio do IGM-CFA, os municípios são avaliados a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. Para chegar ao índice, foram analisados dados secundários dados bases públicas STN, IBGE, PNUD e DATASUS. Por meio de um tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice.

Em 2018, o IGM-CFA foi reformulado para permitir uma comparação mais justa e efetiva entre os municípios. Na versão 2.0 da ferramenta, destacam-se o agrupamento de municípios semelhantes e a definição de metas a serem atingidas pelos municípios. Com isso, o IGM-CFA oferece uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública.

No Amazonas a nova versão da Ferramenta IGM foi lançanda durante o WorkShop de Gestão Pública CFA/CRA-AM, que reuniu nos dias 30 e 31 de maio,  profissionais da área e gestores públicos do Estado, na Sapiens FGV – Manaus.

Para saber mais acesse http://igm.cfa.org.br/

Assessoria de Comunicação CFA