Você está visualizando atualmente RBA 153 – Notícias, tendências e a dose certa de provocação reflexiva

RBA 153 – Notícias, tendências e a dose certa de provocação reflexiva

Para quem ainda não viu, desde o final de abril a RBA edição 153 está no ar. Voltada aos profissionais de administração (administradores, tecnólogos, técnicos, mestres e doutores), a edição atual começa com entrevista especial do ministro das Cidades e administrador Jader Filho.

Pasta estratégica para o governo federal — responsável por obras de infraestrutura, transportes e desenvolvimento das cidades —, o ministro conta seus planos e projetos da atual legislatura. Também narra sobre seu perfil técnico como CEO do grupo RBA de Comunicação, no estado do Pará.

Já na matéria de capa, a edição 153 traz como tema o Quiet Firing. Embora o tema não seja estranho ao trabalhador comum, ele vem como uma resposta do mercado ao Quiet Quitting.

Enquanto nesse último o colaborador trabalha apenas o suficiente para se manter empregado, o Quiet Firing surge como fenômeno empresarial com ares de retaliação. Entenda a diferença entre ambos e como tem sido a repercussão no mercado de trabalho.

Na matéria especial, descubra o que o Growth Hacking — um conceito originalmente vinculado ao universo das startups — pode fazer pela sua empresa. Entendido como um conjunto de métodos que visam o crescimento rápido das empresas, ele tem sido empregado não apenas por empresas em desenvolvimento, mas também por grandes corporações que querem crescer em novos mercados consumidores.

Não menos importante, na matéria sobre resiliência organizacional, conheça por que o termo tem ganhado destaque nas organizações, sobretudo, após a pandemia. Depois de milhares de falências durante o fenômeno sanitário, as empresas perceberam a importância do tema tanto para criar estruturas de contenção, a problemas inesperados, quanto para repensar as bases que as estruturam.

Reformulado e ressignificado nos últimos anos, nas páginas a seguir você verá por que é importante ter mais diversidade cognitiva do que meramente diferentes perfis e experiências nas empresas. Conheça, ainda, o que são o cultural fit e o cultural add e como eles têm sido utilizados nos processos seletivos das empresas.

Na sequência, as carreiras vertical e horizontal aparecem como possibilidades de crescimento profissional que merecem especial reflexão. Vantagens e desvantagens aparecem durante o percurso, porém, o mais importante quanto ao tema é o autoconhecimento sobre o próprio perfil ao escolher cada uma das opções.

Estrela da administração nos últimos anos, entenda o que são os termos TX, CX, UX e MX na logística. Com o crescimento exponencial das vendas pela internet, nunca a logística foi tão valorizada e ofereceu tantos postos de trabalho; porém conhecer a técnica por trás da eficácia mostra a excelência que fez com que o segmento ganhasse tanto destaque.

Pauta de cunho reflexivo, a RBA 153 traz uma proposta diferente ao tratar a Reforma Tributária que poderá ser votada ainda neste ano. E se olhássemos por outro lado ao analisar ‘se os impostos não existissem?’

Proposta para explicar como surgiram os tributos e qual a importância deles para a administração pública, e para a população em geral, o tema ainda que desagradável merece o devido destaque e compreensão. Ter estradas, hospitais e segurança pública geram custos, então imagina se tudo isso fossem serviços particulares a serem pagos por você e quanto custaria.

Tão falado nos últimos meses, a tecnologia parece ter dado um salto gigantesco no quesito Inteligência Artificial (IA), com o ChatGPT. Promessa de realizar de forma melhor e mais aprimorada atividades que atualmente seres humanos fazem com primazia fica a pergunta: a tecnologia gera desemprego?

Especialistas entrevistados pela revista deram um panorama sobre como está essa realidade gerada pela IA e falam sobre possíveis cenários para o mercado de trabalho. Longe de ser apenas uma mudança de paradigma, estaríamos à beira de um darwinismo social, e o que seria isso, você lê a seguir.

Boa leitura! Clique, aqui, e leia a RBA 153

Leon Santos, editor-chefe da RBA