Você está visualizando atualmente Responsabilidade técnica é tema de Encontro de Fiscais do Sistema CFA/CRAs

Responsabilidade técnica é tema de Encontro de Fiscais do Sistema CFA/CRAs

O plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu, na manhã desta segunda-feira, 5, o Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs (Enaf). O evento, que nesta edição acontece de forma híbrida a fim de facilitar o acesso de fiscais de todo o país, visa promover melhorias no âmbito da fiscalização e registro.

A abertura do encontro foi conduzida pelo diretor de Administração e Finanças do CFA, Adm. Rogério Cristino; pelo diretor de Fiscalização e Registro do CFA, Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior; e pelo coordenador da Câmara de Fiscalização e Registro da autarquia, Adm. Filipe Coelho. O trio deu boas vindas aos participantes e ressaltou a importância do evento, principalmente em razão da temática desta edição: responsabilidade técnica.

“O Enaf é o evento mais importante do Sistema. Afinal de contas, a gente existe para normatizar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão. O grande mérito do encontro é que a gente está sempre discutindo temas centrais relacionados ao registro e a fiscalização.”, explicou Carlos Alberto.

O diretor comentou, ainda, que o evento mudou de formatação. “Se a gente discutia aspectos mais abrangentes, agora a gente começa a fazer mais focado, mais especializado e nesse ano teremos os Enafs temáticos”, disse o conselheiro.

Além dos fiscais, o Enaf conta com a presença de alguns presidentes de CRAs: Adm. Leonardo Macedo (CRA-CE), Adm. Jairo Brandizzi (CRA-DF); Adm. Hélio Tito (CRA-MT); Adm. Rogério Elói Gomes Bezerra (CRA-MS); e Adm. Jorge Luiz Cabral Nunes (CRA-SE).

Ao longo de todo o dia foram abordadas questões fundamentais e relevantes para o trabalho dos fiscais. Entre os assuntos abordados estão legislações aplicadas ao Responsável Técnico, registro e fiscalização, código de ética aplicado à atuação do Responsável Técnico, formação e atualização e comunicação. 

Durante o Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs também foi apresentado o relatório final do grupo de trabalho das ações sobre responsabilidade técnica, que foi criado em 2021. Os participantes também contribuíram com os debates por meio de perguntas e sugestões. 

Assessoria de Comunicação CFA – Ana Graciele Gonçalves