Você está visualizando atualmente Tecnologia é aliada da Fiscalização, mas a contribuição dos profissionais é fundamental

Tecnologia é aliada da Fiscalização, mas a contribuição dos profissionais é fundamental

Uma conversa bastante interativa. Foi assim o ADM Entrevista desta terça-feira, 16, com o diretor da Câmara de Fiscalização e Registro (CFR) do Conselho Federal de Administração (CFA), Carlos Alberto Ferreira Júnior, mais conhecido como Carlão. 

O administrador se colocou à disposição para responder às dúvidas dos internautas que responderam à altura, enriquecendo a transmissão. Durante o bate-papo, Carlão explicou que a Gestão Compartilhada está focada na Fiscalização no biênio 2021/2022, mas conclamou os profissionais para que ajudem o Sistema CFA/CRAs a desempenhar sua atuação com mais eficiência. 

“Empresas quebram nesse país. Fundos de pensão abrem falência neste país. E aí? Cadê o gestor? Cadê o administrador daquele empreendimento? Se houvesse a denúncia, se as pessoas fossem mais atuantes, a gente saberia exatamente o que está acontecendo em cada uma dessas organizações e a fiscalização atuando mais efetivamente”, disse. 

Segundo ele, a fiscalização do Sistema é pró-ativa, o ideal seria que a sociedade, os profissionais de Administração e as pessoas jurídicas demandassem mais os Conselhos Federal e Regionais de Administração para que eles “impeçam esses grandes problemas”. 

O diretor atualizou o andamento dos Projetos de Lei n.º 2245/2007 e n.º 439/2015 que tramitam no Congresso Nacional, falou de Resoluções Normativas, da reunião com a Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) para inclusão dos Tecnólogos em Segurança do Trabalho no quadro II da NR-04 e comentou os desafios do setor de fiscalização.

Sobre o Encontro Nacional dos Profissionais de Fiscalização (Enaf) previsto para o início de março e adiado em decorrência do lockdown na capital federal, Carlão informou que o evento deve ser realizado nos próximos meses, entre abril e maio. Mas reforçou que, apesar de o Enaf não ter sido realizado ainda, o trabalho de atualização da área e com os profissionais continua.  

O conselheiro também contou como a Fiscalização do Sistema tem sido pensada e executada nos últimos anos. Com tecnologia Big Data, a celeridade nos processos aumentou, sendo possível ganhar em abrangência e velocidade de tramitação. 

Antes de encerrar, ele ainda deixou uma mensagem: “Crie consciência profissional, seja atuante e, de alguma forma, contribua com o seu Sistema, seja por denúncia, elogio,  críticas ou sugestões. Ajude a gente a construir também as nossas resoluções, o nosso arcabouço jurídico e o nosso relacionamento organizacional […] para mostrar para o empresário, para o dirigente, a importância da Administração”, finalizou. 

Assista à entrevista completa aqui

Assessoria de Comunicação CFA – Elisa Ventura