O Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2024 já tem seus vencedores. Em primeiro lugar na modalidade Artigos Profissionais, venceu o profissional registrado no Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG), doutor em Processos Gerenciais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Alexandre de Cássio Rodrigues. O profissional foi premiado com o artigo intitulado “ Inteligências Artificiais Generativas e empregabilidade em administração: uma revisão integrativa da literatura“.
A premiação é promovida pelo Conselho Federal de Administração (CFA) para valorizar e reconhecer as contribuições à profissão. A reunião, que consolidou a avaliação realizada previamente pelo Grupo de Avaliadores Ad hoc do Prêmio CFA Belmiro Siqueira, além dos integrantes do Comitê, classificou os ganhadores entre 23 artigos acadêmicos, 39 artigos profissionais e 13 livros. Estavam presentes os conselheiros federais do Comitê de Julgamento do Prêmio: Admª Herlígenas Corrêa de Oliveira Araújo; Admª Isabela Regina Fornari Muller; Adm. Domingos Sávio Spezia; e Adm. Manoel Carlos Rocha Lima.
“É muito importante a participação dos profissionais de administração. Neste ano, tivemos uma excelente procura, ainda mais quando a gente pensa na administração no contexto pós-pandemia”, disse a administradora Herlígenas.
Confira todos os ganhadores e seus trabalhos em cada modalidade:
Artigos Acadêmicos
1° Lugar: O planejamento estratégico integrado (PEIN) de uma sociedade de economia mista (Instituição Pública), um mar de desafios e oportunidades: do perfil e das competências do profissional de administração até a emergência de competências coletivas. – Marlei Goldmeyer, de Santa Catarina.
2° Lugar: A formação superior em administração: uma análise do perfil de seus egressos. – Ana Luisa Barbosa Cordeiro, do Rio de Janeiro.
3° Lugar: As capacidades dinâmicas da empregabilidade do profissional de administração no cenário pós-pandemia do Covid-19 – Dayane Caroliny Pereira Justino, do Rio Grande do Norte.
Com as menções honrosas aos trabalhos:
- Competências do administrador 2023: uma visão bibliográfica sobre as mudanças no perfil profissional e suas atribuições. – Thalita Barbosa Rocha Marchiori, do Espírito Santo.
Artigos Profissionais
1° Lugar: Inteligências Artificiais Generativas e empregabilidade em administração: uma revisão integrativa da literatura. – Alexandre de Cássio Rodrigues, inscrito no CRA-MG.
2° Lugar: Perfil dos profissionais de administração 2023: um enfoque na pesquisa nacional da Fundação Instituto de Administração. – Adm. Moises Duarte de Sá, inscrito no CRA-BA.
3° Lugar: Características profissionais do administrador sob o olhar de empresários e empregadores – Elucidações com base na pesquisa nacional do Conselho Federal de Administração de 2023. – Adm. Ronison da Oliveira da Silva, inscrito no CRA-AM.
Com as menções honrosas aos trabalhos:
- Administrador brasileiro: perfil, oportunidades e desafios na era da inovação tecnológica e pós-pandemia covid-19. – Admª. Neila Maria Corrêa da Silva, inscrita no CRA-AM.
Modalidade Livro
Vencedor: Ecossistemas empreendedores. – Adm. Fernando Antonio Prado Gimenez, inscrito no CRA-PR.
Com as menções honrosas aos trabalhos:
- ESG na prática – Conhecimentos fundamentais aos administradores. – Adm. Fernando Cesar Oliveira Arias, inscrito no CRA-SP.
- Fábulas empresariais. – Adm. Thiago Zschornack, inscrito no CRA-SC.