Registro Profissional Pessoa Física

Com o registro profissional no CRA-AM, o profissional de Administração está legalmente habilitado ao exercício da sua profissão, tendo o pleno gozo legal das prerrogativas da Profissão de Administrador.

Após o Registro no CRA-AM, o profissional passa a portar a Carteira de Identidade Profissional, que tem validade de Carteira de Identidade Civil em todo o território nacional, com abrangência regional de atuação.

O CRA-AM ainda dispõe aos profissionais registrados e adimplentes o seu Time de Parceiros, com  diversas empresas/instituições que concedem descontos em seus produtos ou serviços, além do acesso a plataforma de recrutamento e seleção CFA Talentos, a centenas de cursos online oferecidos pela ACAdm – Academia Corporativa da Administração e aos benefícios do Clube de Vantagens dos Profissionais de Administração, criado pelo CFA.

IMPORTANTE SABER que o registro profissional não possui data de validade e não é cancelado automaticamente, e que para manter esse registro regularizado, é necessário que o profissional mantenha seu compromisso todos os anos com o pagamento de sua anuidade integral (referente aos 12 meses), sempre disponibilizada para pagamento em janeiro com vencimento em março do ano vigente, independente da data/mês em que foi realizado o registro no CRA-AM. 

O registro profissional no Conselho é realizado por meio do SISTEMA SERVIÇOS ONLINE DO CRA-AM, acompanhe abaixo o passo a passo:

Como realizar o registro profissional?

1. Basta acessar o SERVIÇOS ONLINE, realizar o seu PRÉ-CADASTRO ONLINE e anexar a documentação exigida:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Titulo de eleitor;
  • Certificado frente e verso assinado ou Declaração da Instituição de Ensino (informando data da colação de grau);
  • Ficha de emissão da identidade/carteira profissional preenchida com foto 3×4 e assinaturas a próprio punho (CLIQUE AQUI E BAIXE A FICHA).

2. Ao finalizar o PRÉ-CADASTRO ONLINE, efetuar o pagamento disponível via PIX, boleto ou cartões crédito/débito da taxa de registro + proporcional da anuidade(avos) de acordo com o mês de entrada da solicitação.*

*Conforme RN do CFA n°632 de 17 de outubro de 2023 – Quando da primeira inscrição no CRA, os recém-formados que solicitarem registro em até 90 dias após a colação de grau estarão isentos do valor do proporcional/avos da anuidade vigente, pagando apenas o valor referente a Taxa de Registro Profissional com emissão da 1ª via da CIP (R$100,04). Após o registro ainda terão desconto de 50% do valor da anuidade do exercício subsequente.

3. Após pré-cadastro online e pagamento, o profissional deverá entrar em contato com o Setor de Cadastro para consultar a análise de sua documentação e confirmação do pagamento(compensação) em nosso sistema e assim aguardar a impressão da identidade profissional.

Prazos: Em média, o prazo para liberação da retirada da carteira profissional impressa é de 2(dois) a 3(três) dias úteis, a contar da data do pagamento. A confirmação para retirada do documento impresso em nossa sede é informada por e-mail. 

Importante: Profissionais residentes fora de Manaus-AM ao finalizar o pré-cadastro online devem solicitar formalmente por e-mail o envio da carteira impressa via Correios. Profissionais residentes nos municípios de Parintins e Itacoatiara receberão a carteira em nossas representações. 

Clique AQUI e tenha acesso ao PRÉ-CADASTRO ONLINE

Outras informações / Setor de Cadastro CRA-AM: (92)3303-7100 /  [email protected] / WhatsApp (92) 98829-666

Por meio de seu perfil no Sistema de Serviços Online do CRA-AM o  profissional registrado no CRA-AM poderá:

  • Consultar a situação do seu registro profissional;
  • Atualizar dados cadastrais;
  • Emitir declarações gratuitamente (regularidade / registro ativo) ;
  • Emitir certidões de regularidade;
  • Solicitar novo registro profissional;
  • Realizar o pagamento de anuidade e taxas (boleto ou cartões).

Para mais informações: (92)3303-7100 / [email protected]