Você Administrador e Tecnólogo, pode se sentir em casa no Conselho Regional de Administração (CRA-AM).

Conselho Regional de Administração do Amazonas – CRA-AM, é o órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional do Administrador. Como uma autarquia federal, possui personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira. Foi criado quando da promulgação da Lei nº 4.769 de 09/09/1965, que previa a constituição de órgãos que garantissem o cumprimento da mesma.

Valores do CRA

Ética, Competência, Inovação, Valorização da Profissão e Participação

Missão

Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.

Visão

Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração.

Filosofia

Para o cumprimento de sua missão, o sistema CFA/CRAs acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

1. Sociedade e Cidadania

A defesa da sociedade deve ser feita em total comprometimento com a cidadania e com irrestrito cumprimento à legislação.

2. Macroambiente

As ações, atitudes e comportamentos devem guardar respeito ao ser humano, à sociedade e ao ambiente.

3. Conhecimento

A valorização do conhecimento deve ser considerada como fundamental para a profissão, assim como o compromisso com o avanço tecnológico e com as mudanças que a atualização requer devem ser buscadas continuamente.

4. Profissão

A atuação profissional do Administrador deve ser realizada com independência, mas guardando o respeito e buscando integração com as outras profissões.

5. Participação

A participação e o comprometimento dos Administradores são fatores que valorizam a profissão, e devem ser continuamente estimulados.

O Conselho Regional de Administração (CRA) tem como principais finalidades propugnar por uma adequada compreensão dos problemas administrativos e sua racional solução, orientar e disciplinar o exercício da profissão, dirimir dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e Federal, julgar, os recursos de penalidades impostas pelo Conselho Regional de Administração (CRA), além de zelar pelo profissional de Administração, e promover estudos e campanhas em prol da racionalização administrativa do País.

O CRA é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão, sediado em cada região do país, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas. Este, parte do Sistema CFA/CRAs, que tem como missão Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração, sediados em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal.

Cada CRA tem por finalidade dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal, fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão; organizar e manter o registro do profissional de Administração; julgar as infrações e impor as penalidades referidas na Lei n° 4.769/65, expedir as Carteiras Profissionais, além de elaborar o seu Regimento para exame e aprovação pelo CFA.

O CFA se reveste de Tribunal Superior de Ética dos Administradores, para julgar processos éticos em 2ª instância. Em sua estrutura organizacional possui Plenário, Câmaras, Diretoria, Comissões e Assembleia de Presidentes de CRAs. Assim como cada CRA possui o seu plenário específico.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CRA-AM

O Plenário do CRA-AM é composto por 9 (nove) Conselheiros Efetivos e 9 (nove) Conselheiros Suplentes. De acordo com a Lei nº 8.873, de 26 de abril de 1994, os Conselhos com até 12.000 (doze mil) Administradores inscritos terão 9 (nove) Conselheiros Efetivos e 9 (nove) Conselheiros Suplentes e com mais de 12.000 (doze mil) Administradores inscritos terão 13 (treze) Conselheiros Efetivos e 13 (treze) Conselheiros Suplentes.

A duração do mandato dos Conselheiros é de 4 (quatro) anos. A renovação do Plenário é de um terço e dois terços alternadamente, a cada biênio. A Diretoria é eleita pelos Conselheiros efetivos dentre os eleitos por períodos de 2 (dois) anos.

PRESIDENTE

Inácio Guedes Borges  (biênio 2019/2020)

A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.

A direção do CRA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes a prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.

O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

A Diretoria Executiva será composta pelo Presidente, pelo Vice- Presidente, pelo Diretor Administrativo e Financeiro, pelo Diretor de Fiscalização e Registro, pelo Diretor de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional, eleitos pelo Plenário dentre os Conselheiros Efetivos, para exercerem mandatos de dois anos.

  • Adm. Inácio Guedes Borges – Presidente
  • Adm. Nelson Aniceto Fonseca Rodrigues – Vice-Presidente
  • Adm. José Carlos de Sá Colares –  Conselheiro Federal – Efetivo

Diretorias 

  • Adm. Raimundo Jorge Brasil – Diretor Administrativo e Financeiro 
  • Adm. Willes Cardoso de Oliveira- Diretor de Fiscalização e Registro
  • Admª Maria Silce Lima Brasil  – Diretora de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional

CONSELHEIRO FEDERAL
Efetivo:
• Adm. José Carlos de Sá Colares 
Suplente:
• Admª. Maria de Nazaré de Morais Campos 

CRA-AM

(92) 3303-7100

Gerência Executiva

(92) 3303-7104

Assistente da Presidência

(92) 3303-7108

Recuperação de Ativos / Cobrança

(92) 3303-7103

Assessoria de Comunicação

(92) 3303-7102

Fiscalização

(92) 3303-7105

Cadastro

(92) 3303-7100

 

A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA oferece aos registrados e à sociedade.

Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.

Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA, ou para Informação, Solicitação, Sugestão, Reclamação e Denúncia, por favor entrar em contato no link abaixo:

OUVIDORIA

Adm. Inácio Guedes Borges
Presidente 2017/2020

Antonio Jorge Cunha Campos
Presidente – 2015/2016

Jose Carlos de Sá Colares
Presidente – 2011/2014

Nelson Aniceto Fonseca Rodrigues
Presidente – 2009/2010

Emerson Pires de Souza
Presidente – 2007/2008

Randolpho de Souza Bitencourt
Presidente 2003/2006

Aldenize Assis de Araújo
Presidente – 2001/2002

Raimundo Claudio de Almeida
Presidente – 1996/1997

Jayme Aranha Chacon Júnior
Presidente – 1995/1996 1998/2001

Maria Elena Araújo Mendes
Presidente – 1994/1995

José Carlos de Sena Dantas
Presidente 1992/1994


Orlando Ferreira Cruz
Presidente 1991/1993 – 1997/1998


Jonas de Queiroz Pinto
Presidente – 1990/1991

Luiz Aurélio de Castro Costa
Presidente – 1988/1990

Luiz Aurélio de Castro Costa
Presidente – 1988/1990

Geraldo Uchóa Amaorim
Presidente 1986/1988

Francisco Antônio da Rocha
Presidente 1984/1986

Haroldo Jathahy de Castro
Presidente – 1983

Nilson Ferreira Falcão
Presidente – 1980/1981

João Pedro Brito Filho
Presidente: 1979/1980

João Bosco Desideri Santoro
Presidente – 1978

Diniz Alexandre Pereira
Presidente – 1977

Onias Bento da Silva Filho
Presidente – 1974/1975

Laércio da Purificação Gonçalves
Presidente 1974/1975

Cel José Jorge Nardi de Sousa
Presidente 1972/1973

Os cargos de Conselheiros Regionais Efetivos serão preenchidos e exercidos na forma prevista pela legislação vigente.

Os Administradores eleitos Conselheiros Regionais Efetivos serão empossados pelo Presidente do CRA-AM em reunião plenária a ser realizada até 31 de janeiro do ano subsequente à eleição.

CONSELHEIROS REGIONAIS CRA-AM:

Efetivos

  • Adm. Inácio Guedes Borges
  • Adm. Nelson Aniceto Fonseca Rodrigues
  • Adm. Raimundo Jorge Brasil Vieira
  • Adm. Willes Cardoso de Oliveira
  • Adm. Maria Silce Lima Brasil
  • Adm. Edmilson da Silva Bandeira
  • Adm. Orlando Ferreira Cruz  
  • Adm. Marivaldo da Silva Gomes
  • Adm. Nilderland Colares de Azevedo

Suplentes

  • Admª. Andrea Lanza Cordeiro de Souza
  • Admª. Aline Lima NevesAdmª. Geisiane Tavares Soares
  • Admª. Maria Leônia Alves da Silva
  • Adm. Orlem Pinheiro de Lima
  • Adm. Sandro Breval Santiago 
  • Admª. Ana Flávia de Moraes Moraes
Fechar Menu