No momento, você está visualizando Contribua para o futuro dos pequenos negócios: participe da pesquisa CFA e MEMP

Contribua para o futuro dos pequenos negócios: participe da pesquisa CFA e MEMP

O Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), lançou nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, durante o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, no Sebrae-ES, em Vitória, a pesquisa “MEMP e CFA unidos no aprimoramento da gestão que impulsiona os pequenos negócios”.

O estudo é direcionado a microempreendedores e pequenos empresários de todo o Brasil, com o objetivo de identificar as principais ferramentas de gestão utilizadas pelas MPEs e compreender os desafios enfrentados no dia a dia da administração dos negócios.

Segundo os organizadores, o levantamento permitirá mapear necessidades e contribuirá para o fortalecimento da gestão empresarial. “O diagnóstico das informações coletadas vai subsidiar ações de capacitação, mentorias e a oferta de novas ferramentas de gestão, além de ampliar o acesso às políticas públicas do MEMP, garantindo mais suporte e oportunidades para quem empreende”, destacaram representantes do Ministério.

O CFA também terá papel estratégico a partir dos resultados. A entidade vai colaborar na qualificação de profissionais de Administração para atuarem como consultores de MPEs, aproximando ainda mais os administradores das realidades e demandas do setor.

Todos os microempresários e empresários de pequenas empresas podem participar da pesquisa, que está disponível no link: https://forms.gle/rUVUzDMbDscEiVb89.

A expectativa é que o estudo sirva como base para políticas e programas de incentivo, consolidando um ambiente de negócios mais sustentável e competitivo para os pequenos empreendedores brasileiros.

Ana Graciele Gonçalves – Assessoria de Comunicação CFA