O Conselho Federal de Administração (CFA) divulgou o Diagnóstico Brasil IGM-CFA.2025, uma radiografia completa da governança pública nos 5.570 municípios brasileiros. O estudo analisa o desempenho das cidades em três dimensões fundamentais, Finanças, Gestão e Desempenho, e traz dados que evidenciam tanto avanços importantes quanto grandes desafios estruturais na administração municipal.
Os resultados mostram que 74,48% dos municípios brasileiros apresentam desempenho mediano no Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), com notas entre 5,01 e 7,50. Apenas 2,5% das cidades atingiram nota superior a 7,51, patamar considerado mais alto na avaliação de governança pública neste ano.
Na outra ponta, 22,5% dos municípios ainda estão abaixo do nível satisfatório, com notas inferiores a 5. Para o diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, Adm. Emerson Clayton Arantes, o levantamento reforça a necessidade de investimentos em capacitação e planejamento estratégico, especialmente nas cidades de menor porte.
“O estudo mostra a necessidade urgente de termos profissionais de Administração atuando na gestão pública. Há uma grande carência de gestores qualificados, e o Diagnóstico evidencia isso ao analisar as políticas públicas e a forma como os recursos são administrados. O IGM-CFA traz esse diagnóstico a partir de variáveis, que avaliam finanças, gestão e desempenho, sempre com base em dados oficiais, como os do Tesouro Nacional e IBGE. Essa radiografia permite compreender como os recursos são geridos e onde estão as oportunidades de melhoria dentro de cada município”.
Finanças e transparência
Na dimensão Finanças, o destaque positivo foi para o município de Lucas do Rio Verde (MT), que alcançou a maior nota do país nesse quesito. O indicador fiscal apontou que 41,75% dos municípios obtiveram nota entre 5 e 7,5, mas ainda há 11,04% com graves problemas de equilíbrio financeiro e autonomia orçamentária.
Em relação à gestão municipal, o estudo revela que quase metade dos municípios (47,6%) atingiu notas acima de 7,5 no quesito transparência, mostrando avanços na disponibilização de dados públicos. O município de Dois Vizinhos (PR) liderou o ranking nacional na dimensão Gestão, que avalia práticas de planejamento, controle e valorização dos colaboradores.
Desempenho em serviços públicos
Na dimensão Desempenho, que mede as entregas efetivas à sociedade, o município de Campo Belo (MG) conquistou o primeiro lugar nacional, com nota 9,40. O levantamento indica que 49% dos municípios têm desempenho intermediário na área da saúde, e 21% obtêm notas altas em saneamento e meio ambiente.
O diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, cita os maiores gargalos da administração pública brasileira.
“O Diagnóstico mostra que bons resultados na gestão pública não dependem apenas de recursos, mas de gestores capacitados e planejamento de longo prazo. Os maiores gargalos ainda estão em áreas como saneamento, previdência, saúde e educação, que impactam diretamente a qualidade de vida e o equilíbrio fiscal dos municípios”.
Na avaliação do diretor, Adm. Emerson Clayton Arantes, o Diagnóstico possui um caráter prático e vem sendo utilizado cada vez mais por gestores municipais.
“A pesquisa tem se consolidado como uma ferramenta estratégica de gestão e planejamento, permitindo que os municípios identifiquem pontos fracos, aprendam com boas práticas e aprimorem suas políticas públicas. Cada vez mais, as prefeituras utilizam o diagnóstico como um instrumento de melhoria contínua da governança”.
Acesso ao Diagnóstico
Os dados completos dos municípios e por região estão disponíveis aqui. Com o Diagnóstico Brasil IGM-CFA, o CFA reforça seu compromisso com a profissionalização da gestão pública e com o desenvolvimento de políticas mais eficientes, transparentes e sustentáveis para o país.
A versão 2025 do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) também foi lançada em maio deste ano e pode ser acessada em igm.cfa.org.br. A ferramenta, que já é referência na avaliação da governança pública municipal no Brasil, oferece ainda um ambiente exclusivo para profissionais de Administração registrados, com acesso a cartilhas, guias e conteúdos complementares sobre gestão pública.
Sacha Bourdette – Assessoria de Comunicação CFA