Você está visualizando atualmente Encontro contou com o apoio do CRA-AM e trouxe como tema: Os desafios da Amazônia – Tecnologias Sustentáveis como Ferramentas para o Desenvolvimento Econômico e Social

Encontro contou com o apoio do CRA-AM e trouxe como tema: Os desafios da Amazônia – Tecnologias Sustentáveis como Ferramentas para o Desenvolvimento Econômico e Social

A missão de debater temas atuais e relevantes para a Administração e o Desenvolvimento Econômico-Sustentável no Norte do país foi cumprida em mais uma edição do Encontro dos Profissionais da Administração realizado nos dias 20 e 21 de junho. O Erpa Norte reuniu especialistas, empresários, técnicos, tecnólogos, bacharéis, administradores, estudantes profissionais de várias áreas de atuação, além de autoridades que prestigiaram o evento em Macapá -AP.

O presidente do Conselho Regional de Administração do Amapá, Adm. Amir Pimenta Sebe, destacou a satisfação e realização de estar recebendo o Erpa pela primeira vez no estado.

“Uma emoção muito grande, um contentamento de toda a equipe, de conselheiros e de profissionais aqui do CRA-Amapá, pois preparamos tudo com muito carinho e cuidado para reforçarmos a importância do empreendedor local, com espaço para divulgação de produtos. Também nos preocupamos em mostrar a ciência da administração e ao mesmo tempo permitir essa interação entre o público acadêmico e a iniciativa, a inovação e o empreendedorismo”, disse Sebe.

O evento, que foi realizado em conjunto com o Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração do Amapá (CRA-AP), também contou com o apoio dos regionais do Norte, entre eles o Regional do Amazonas.

E o estado mais preservado do país não poderia deixar de falar de sustentabilidade. E como o tema anda de mãos dadas com a inovação e tecnologia, a edição do Erpa Norte centralizou os debates na temática “ Os desafios da Amazônia – Tecnologias Sustentáveis como Ferramentas para o Desenvolvimento Econômico e Social”.

Durante o Encontro foram pautados debates sobre o desenvolvimento sustentável da região, a Administração como ferramenta de apoio para a preservação do bioma amazônico e ESG na prática, entre outros temas como: indústria verde e o uso da ferramenta IGM como aliada da gestão municipal e apoio no desenvolvimento regional, durante painéis temáticos que contaram com a participação do Presidente do CRA-AM, Adm. José Colares, e do Adm. Vitor Lopes, Assessor Técnico Especializado do Gabinete da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (DTPAR/SEGES/MGI). 

Entre o painelistas convidados esteve presente também o empresário João Capibaribe, uma importante figura política no estado, criado da Flor da Samaúma, um projeto que extrai açaí para fazer vinho e café. De forma ecológica e sustentável, ele faz um grande projeto de ecoturismo, produtos sustentáveis, que tem transformado a vida de centenas de ribeirinhos, com geração de emprego e renda.

“Nós temos uma floresta. Em pé, que na verdade é um celeiro de alimentos. A nossa floresta, além de ser celeiro de alimentos, é uma grande farmácia, é uma grande loja de materiais de construção, só que ela é desconhecida. Então, o país, os estados e os municípios precisam unificar uma estratégia de desenvolvimento econômico para aproveitar a biodiversidade. Nós não podemos permitir mais que a floresta continue sendo destruída, porque uma das causas da maior emissão de gás do Brasil são as queimadas, são os incêndios florestais que emitem gases de efeito estufa que aumentam a temperatura da terra. Portanto, o nosso esforço é um esforço demonstrativo, no caso da Flor da Samaúma, das possibilidades infinitas de que a biodiversidade pode nos proporcionar nesse novo modelo de desenvolvimento”, complementou Capiberibe.

Com destaque para a Administração no meio do mundo, o Erpa-Norte 202 se despediu no Sebrae-AP, Salão Macapá, destacando a potência das mulheres da Administração na Amazônia.

Adriana Mesquita e Rodrigo Miranda – Assessoria de Comunicação CFA / Assessoria de Comunicação CRA-AM