Vem pro
ERPA - Norte 2023

10 e 11 de maio / Manaus-AM

Sobre o evento

Nos dias 10 e 11 de maio, Manaus, capital do Amazonas, será a cidade sede do Encontro Regional de Profissionais de Administração da Região Norte 2023. 

O ERPA-Norte terá como tema: Oportunidades e Desafios para o Profissional de Administração da Região Norte. E reunirá, no Salão Rio Solimões (Centro Cultural Palácio Rio Negro), os principais nomes da profissão na região, que vão conduzir palestras e painéis sobre os mais variados assuntos.

O evento que será híbrido, com transmissão pelo Canal CRA-AM Play, contará com certificação inclusa. E também traz em sua programação a realização do 4° Fórum Amazonense de Profissionais de Gestão Pública. 

Com vagas(presenciais) limitadas, o Encontro visa reunir os Profissionais de Administração do norte do país (Administradores, Gestores, Tecnólogos, Técnicos, Mestres e Doutores), para discutir os caminhos da profissão na região amazônica. Participe!

Profissionais Convidados

Adm. Júlio Rezende
Conselheiro Federal / CRA-RN e Diretor da Câmara de Relações Internacionais e Eventos do CFA – CRIE
Igor Bahia Costa
Coordenador-Geral de Desenvolvimento Regional da SUFRAMA
Adm. Jorge Campos
Vice-presidente do CRA-AM
Admª. Andrea Lanza
Coordenadora do Curso de Bacharelado em ADM Mediado por Tecnologia da UEA
Adm. Carlos Oshiro
CEO Targo Consultoria
Admª. Lia Araújo
Conselheira Federal / CRA-AP
Louise Caroline Löw
Auditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional – STN / Diretora-Geral da Secretaria de Educação do Estado do Paraná
Adm. Saturnino Moraes
Presidente CRA-RR
Adm. Fábio Macedo
Conselheiro Federal / CRA-AC
Adm. Rubens Magno Jr.
Diretor-superintendente do Sebrae-PA
Adm. Inácio Guedes
Conselheiro Federal / CRA-AM
Paulo Palmeira
Superintendente de Tecnologia da Bemol
Alessandro Dinelli
CEO Descarte Correto Serviço Ambiental
Adm. Fábio Lúcio
Presidente do CRA-PA
Admª. Jane Moura
Superintendente Executiva da RAMI - Rede Amazônia de Inovação e Empreendedorismo

Programação do Evento*

10 de maio de 2023

Atividade voltada para os profissionais que atuam no Sistema CFA/CRAs e convidados. 

Confirmação de inscrição, entrega do kit participante e crachá de identificação

Painelistas:

• Adm. Júlio Rezende;

Igor Bahia da Costa – Servidor público federal da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) desde 2014, atualmente exercendo a função de Coordenação-Geral de Desenvolvimento Regional – CGDER. Graduado pela Universidade Federal do Amazonas no curso de Agronomia (2010). Título de mestre obtido pelo no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA (2012). Atualmente fazendo MBA Executivo em Gestão Estratégica de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, e com capacitações nas áreas de Cidades Inteligentes, Propriedade Intelectual, Transferências de Recursos da União (Convênio) e Análise ex ante e ex post de políticas públicas.

• Adm. Jorge Campos (Mediador).

Painelistas:

Admª. Andrea LanzaGraduada em Administração (UFAM), Especialista em Administração de Recursos Humanos (UFAM), Mestre em Desenvolvimento Regional (UFAM), Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia na Amazônia (UEA). Docente de carreira da Universidade do Estado do Amazonas. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração Mediado por Tecnologia para 8 municípios. Coordenadora da Rainforest Social Business School. Membro da Comissão Assessora ENADE Administração (INEP). Presidente da CPA/UEA. Conselheira Suplente CRA/AM. Avaliadora Ad Hoc de Iniciação Científica UERN.

Adm. Carlos OshiroCEO da Targo Consultoria, Criador da Escola de Atendimento, Mentor e colunista de empreendedorismo na Rede Amazônica, (afiliada Rede Globo), G1 e apresentador do programa Mercado Inteligente na rádio CBN.

Admª. Lia Araújo (Mediadora)Conselheira Federal pelo Amapá, Vice-diretora da Câmara de Formação Profissional do CFA (CFP 2023/2024). Ex-Presidente do CRA-AP (2016/2019). Especialista em Docência do Ensino Superior, Diretora Acadêmica da Faculdade de Tecnologia do Amapá. Professora Convidada no Curso de Gestão Pública e Membro do Conselho Superior da UNTEAP representando o CRA-AP-2016. Membro-sócia no ramo automotivo na holding Sirius gestora das concessionárias Fial. Ford, Honda. Pescout e Citröen no estado do Amapá.

Organização para a solenidade de abertura.

Cerimonial de abertura:

• Agradecimentos e nominação de autoridades presentes;

• Execução do Hino nacional;

• Fala das autoridades presentes.

Palestrante convidada:

  • Louise Caroline Campos LöwAuditora Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, do Ministério da Economia, desde 2004, Especialista em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas–FGV, e em Gestão Fiscal pela Faculdade Unyleya, é formada em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal-UDF e em Jornalismo pela Universidade de Brasília-UnB. Liderou, como Superintendente, a retomada do protagonismo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia-Sudam, Autarquia Federal do Ministério do Desenvolvimento Regional, com projetos inovadores em toda a Amazônia Legal. Instrutora e palestrante de temas relacionados a Administração e Execução Orçamentária e Financeira, Orçamento Público, Desenvolvimento Regional, também atuou como assessora técnica na Secretaria Especial de Relações Institucionais da Secretaria de Governo da Presidência da República. Em 2019, recebeu o Prêmio MAGIS de Excelência Profissional de Finanças Públicas, da Secretaria do Tesouro Nacional – Ministério da Economia. Atualmente é a Diretora-Geral da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

11 de maio de 2023

Apresentação do crachá de identificação para confirmação no 2° dia do evento.

4° Fórum Amazonense de Profissionais de Gestão Pública – As Práticas de Governança na Gestão Pública

Palestra “Aplicabilidade dos princípios na Gestão Pública: desafios e contradições.”

Palestrante: Adm. Saturnino MoraesAdministrador; Mestre em Administração; Presidente do CRA-RR; ex-Corregedor geral da Sefaz/RR; ex-Diretor da Receita da SEFAZ/RR. 

4° Fórum Amazonense de Profissionais de Gestão Pública – As Práticas de Governança na Gestão Pública

Painel tema “As Práticas de Governança na Gestão Pública.” 

Painelistas:

Adm. Fábio MacedoGraduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior; Pós-Graduado em Finanças / Auditoria / Controladoria, MBA em Gestão Pública com Ênfase em Controle Externo, Graduado em Direito, Mestrando em Administração – MUST (2023). Administrador Público na Secretaria de Produção e Agronegócio – SEAGRI (Desde 2012). / É Consultor e Instrutor nos eixos: Serviços Financeiros e Contábeis, Desenvolvimento Setorial e Gestão da Produção e Qualidade– SEBRAE-AC (Desde 2013). / Como Conselheiro Federal Pelo Acre no CFA, atuou como Diretor da Câmara de Gestão Pública(2019/2022) e atualmente exerce cargo de Diretor da Câmara de Governança, Integridade e Compliance (2023/2024) / Instrutor e Palestrante nos eixos: Educação Orçamentária, Inovação e Mundo do Trabalho – Sistema da Indústria do Acre – SESI (Desde 2013).

Rubens Magno JúniorGraduado em Administração pela Universidade da Amazônia (1998) e pós-graduado em Marketing pela Universidade da Amazônia (2001). Foi reeleito em dezembro de 2022 como diretor-superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará, cargo que ocupa desde 2019.  Sua atuação vem fortalecendo a presença da Instituição nos 144 municípios do Estado, através da criação das Unidades Móveis, que levam diversos atendimentos aos empreendedores de todas as regiões do Pará; a ampliação do número de Salas do Empreendedor; execução do Programa Cidade Empreendedora, além de importantes articulações que garantiram a implantação do Projeto Inova Amazônia e instalação do Polo Sebrae de Bioeconomia, na região do Baixo Amazonas.

• Adm. Inácio Guedes (mediador)

Intervalo / Participantes liberados para o almoço.

Painelistas:

• Representante Bemol / Paulo Palmeira – Formado em Análise de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Com mais de 30 anos de experiência em diferentes ambientes de negócios e tecnologias. Com passagem por empresas de grande porte multinacionais como Panasonic, Nokia e Microsoft. Atualmente é Superintendente de Tecnologia na Bemol.

• Representante Descarte Correto / Alessandro Dinelli – Graduado em Ciências Contábeis. Empresário, Fundador e CEO da empresa Descarte Correto Serviço Ambiental Ltda e Diretor Presidente do Instituto Descarte Correto.

Adm. Fábio Lúcio(mediador)Presidente CRA-PA, MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/RJ, Mestrando em Economia Aplicada pela UFPA, Ex-Presidente da Associação Comercial do Pará – ACP, Ex-Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará – FACIAPA, Ex-Agente Distrital de Icoaraci, Ex-Presidente da Companhia Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará.

Palestrante convidada:

• Admª. Jane MouraSuperintendente Executiva da Rede Amazônia de Inovação e Empreendedorismo – RAMI. Empreendedora, Empresária, Professora, Profissional da área de Gestão de Negócios. Professora de Graduação e Pós-Graduação, em diversas áreas do conhecimento das Ciências Humanas. É mentora de startups inovadoras e tecnológicas; possui vasta expertise em negócios inovadores, implantação e gestão de Habitats de Inovação (INCUBADORAS DE EMPRESAS). Atua na administração pública e privada há mais de 30 anos, como Coordenadora e ou gestora de projetos e programas Inovadores, nas áreas de Educação; Empreendedorismo; Sustentabilidade; Bioeconomia; Desenvolvimento; Planejamento; Ciência Tecnologia e Inovação, nas esferas Municipal, Estadual e Federal (SEMED, SUHAB, SIC, SEDEC, SECTI, UEA, IFAM, UFAM, CBA), dentre outras organizações públicas e privadas. 

Coquetel de encerramento / Apresentação Cultural – Grupo Kboclos. 

12 de maio de 2023

Atividades extras por adesão:

OPÇÃO 01:

  • Safari Amazônico – Saída: 8h / Retorno: 16h (Balsa Amarela / Manaus Moderna);
  • Lancha segura, com Guia credenciado e água mineral a bordo / Almoço Incluso;
  • Confirmar adesão até o dia 10 de maio, via telefone (92) 98465-8405.

CLIQUE AQUI – CONSULTE ROTEIRO, VALORES E DEMAIS INFORMAÇÕES

OPÇÃO 02:

  • Citytour Amazon Bus – Saída: 9h / Retorno: 12h (Largo de São Sebastião / Centro);
  • Confirmar adesão até o dia 11 de maio, via telefone (92) 98807-5519;
  • Necessário número mínimo de 40 pessoas, para confirmação/saída do passeio. 

CLIQUE AQUI – CONSULTE ROTEIRO, VALORES E DEMAIS INFORMAÇÕES

*Programação sujeita a alterações.

Realização

Patrocínio

Apoio Master

Apoio Institucional / Parceiros

Informações

Assessoria de Comunicação e Eventos CRA-AM

E-mail: [email protected]  |  Telefone: (92)3303-7102  WhatsApp (92)99487-7306

Conheça o local do evento

Vídeo/reprodução: ManausCult

Visite Manaus!

Uma selva de pedras em meio a Floresta Amazônica. Manaus é capital do Estado do Amazonas, e a principal porta de entrada para os aventureiros que desejam desbravar a maior mata tropical do mundo. A cidade possui um cardápio gastronômico de sabor inigualável. O município tem uma fauna e flora diversificada, que conta com uma gama de espécies raras.

Remota dos tempos áureos da borracha, a capital possui construções importantes, como: o majestoso Teatro Amazonas e o imponente Mercado Municipal Adolpho Lisboa. (fonte: Amazonastur)

Centro Cultural Palácio Rio Negro – Av. 7 de setembro, 1546 – Centro / Manaus-AM

Confira notícias sobre o ERPA Norte 2023

Evento contou com dois dias de produtivas discussões, recebendo profissionais renomados para falar sobre os caminhos da profissão na região amazônica

Nos dias 10 e 11 de maio, profissionais e acadêmicos de Administração do norte do Brasil participaram do Encontro Regional ...

Presidente do CRA-ES parabeniza o ERPA-Norte e anuncia o ERPA no Espírito Santo

O presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), Administrador Flávio Celso Santos Rosa, viajou à Manaus para ...

Servidores da Suframa (e administradores por formação) vivem a expectativa de um grande encontro nos próximos dias 10 e 11 de maio, em Manaus

Além de participar diretamente do evento intitulado ERPA Norte, inclusive, com apresentação de palestra, a Autarquia receberá um grupo de ...

ERPA Norte será realizado no mês de maio em Manaus

Manaus, capital do Amazonas, será a responsável por inaugurar a agenda de eventos oficiais do Sistema CFA/CRAs em 2023. Entre ...