Você está visualizando atualmente Ferramenta digital de apoio às boas práticas nas micro e pequenas empresas do Amazonas está disponível gratuitamente

Ferramenta digital de apoio às boas práticas nas micro e pequenas empresas do Amazonas está disponível gratuitamente

Intitulado “Maturity Game 4.0”, o projeto de capacitação desenvolvido pelo professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Administrador Sandro Breval, foi o tema de uma live realizada em abril deste ano no Canal CRA-AM Play, no Youtube. 

Com centenas de visualizações, a live apresentou a iniciativa que envolve as boas práticas de gestão, produtividade e digital, por meio de uma plataforma gamificada(jogo), que agora se encontra disponível para os pequenos e médios empreendedores que desejam obter melhores resultados em seus negócios. 

Maturity Game 4.0

Idealizado pelo professor Breval, o “Maturity Game 4.0” foi um dos dez projetos escolhidos em todo o país pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para ser incorporado ao programa do governo federal chamado “Brasil Mais”, que busca aumentar a produtividade e a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras.

A ABDI selecionou projetos que contemplem soluções inovadoras de capacitação e treinamento online, buscando soluções direcionadas ao capital humano da MPEs.

Segundo o idealizador do projeto, a proposta  reforça as boas práticas de gestão, produtividade e digital a partir de um “jogo”. As etapas do projeto são divididas em três fases: na primeira fase acontece a capacitação na qual o usuário tem a possibilidade de aprender mais sobre aspectos de maturidade e prontidão, além das boas práticas difundidas pela associação. No final desta etapa ele faz um teste de conhecimento.

Na etapa seguinte começa a interação com o jogo, utilizando um diagnóstico considerando o portfólio da empresa, as operações, estratégia, modelo de negócios, logística e pessoas.

Já na última etapa inicia as simulações, ou seja, o usuário  pode escolher ou combinar as boas práticas e verificar seus impactos na empresa de forma online, com base no diagnóstico e características de cada uma. Por exemplo: ele consegue visualizar o impacto do 5S nas variáveis da empresa. “No final do jogo, a empresa e o usuário terão um diagnóstico além de uma visão de impacto das boas práticas com atestado de participação”. 

Para Breval, a plataforma totalmente desenvolvida em Manaus, colabora com as MPEs porque permite verificar no ambiente digital as boas práticas que de fato irão ajudar a empresa para obtenção de melhores resultados, além de oferecer um diagnóstico de maturidade e prontidão. “A ferramenta é gratuita e está disponível para as empresas desde abril. E os testes realizados anteriormente com algumas MPEs (Micros e Pequenas Empresas) alcançaram resultados excelentes. Conseguiram desenvolver ações de impacto, a exemplo de ganhos na produção com o uso da boa prática A3”, garantiu. 

O projeto também conta com a parceria do Conselho Regional de Administração do Amazonas, SEBRAE-AM e SENAI. 

Acesse a ferramenta gratuitamente e leve as boas práticas de gestão para somarem ao seu negócio! – www.pimm40.com/maturitygame

 

Assessoria de Comunicação CRA-AM