Terceira edição do encontro reuniu profissionais, acadêmicos, empreendedores e representantes de instituições para discutir cultura, gestão, inovação e oportunidades de negócios no Baixo Amazonas.
O Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM) realizou, no dia 28 de outubro, no Auditório do Senac, em Parintins, a 3ª edição do Encontro de Profissionais e Acadêmicos de Administração do Baixo Amazonas (EPAB 2026). Com o tema “Territórios Criativos: Cultura, Gestão e Desenvolvimento Local”, o evento promoveu reflexões sobre o potencial da economia criativa e a importância da Administração para o fortalecimento das atividades econômicas e culturais da região.
A programação reuniu profissionais, acadêmicos, empreendedores e representantes de diferentes setores, proporcionando um espaço de integração, compartilhamento de experiências e discussão sobre oportunidades de desenvolvimento econômico e social no Baixo Amazonas.
A noite teve início com a solenidade de abertura, que contou com a participação dos Diretores do CRA-AM, Adm. Edmilson Bandeira e Admª. Silce Brasil, da Subsecretária de Administração do Município de Parintins, Radja Carolina Silva, e da Presidente da Associação Cidadania Social e Sustentabilidade – ACSSUS, Izabel Porto, que compuseram a mesa de abertura do encontro.

Representando o Presidente do CRA-AM, Adm. José Carlos de Sá Colares, o Diretor Adm. Edmilson Bandeira foi o primeiro a fazer uso da palavra, dando as boas-vindas aos participantes e ressaltando a importância da realização do EPAB em Parintins. Em sua manifestação, destacou o compromisso do Conselho em ampliar sua presença no interior do Amazonas, promovendo espaços de conhecimento, integração e valorização dos profissionais de Administração. Também enfatizou a relevância de iniciativas que reconhecem as potencialidades regionais e aproximam a Administração das oportunidades de desenvolvimento econômico e social do Baixo Amazonas.
Inovação e empreendedorismo na economia criativa
Um dos destaques da programação foi a palestra “Economia Criativa na Prática: Inovação que Gera Negócios”, ministrada por Leandro Andrade, empreendedor com experiência em projetos ligados à tecnologia, ao entretenimento e à produção de eventos.
Durante sua apresentação, Leandro compartilhou experiências de sua trajetória profissional, destacando sua atuação em diferentes projetos e iniciativas relacionadas à economia criativa. A partir de suas vivências, abordou a importância da criatividade, da inovação e do empreendedorismo na geração de oportunidades de negócios, demonstrando como diferentes atividades podem contribuir para o desenvolvimento econômico e a valorização dos talentos regionais.
Debate Qualificado aborda cultura, turismo e desenvolvimento local
Outro momento importante do EPAB 2026 foi o Debate Qualificado “Territórios Criativos: Cultura, Gestão e Desenvolvimento Local”, que reuniu diferentes perspectivas sobre os desafios e as oportunidades para o fortalecimento da economia criativa em Parintins e no Baixo Amazonas.
Participaram da atividade o Mestre em Administração Raulisson Michel, Gerente do Sebrae em Parintins; Rozenilce Santos César, Secretária de Cultura e Economia Criativa de Parintins; e Leandro Andrade. A mediação foi conduzida pela Admª. Silce Brasil, Diretora de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional do CRA-AM.
Durante o debate, foram discutidas questões relacionadas à valorização da identidade cultural, ao empreendedorismo, ao turismo e à profissionalização dos negócios criativos. As reflexões também abordaram a importância de ampliar as oportunidades econômicas para além dos períodos de maior movimentação turística, considerando o potencial cultural e produtivo do município.
A atividade destacou ainda a necessidade de integração entre poder público, instituições de apoio, empreendedores e profissionais de diferentes áreas para fortalecer as cadeias produtivas locais e estimular iniciativas capazes de gerar trabalho, renda e desenvolvimento sustentável.

Expositoras apresentaram iniciativas da economia criativa local
Além das atividades de conhecimento e debate, o encontro contou com a participação de expositoras da economia criativa de Parintins, que apresentaram seus produtos e iniciativas aos participantes, demonstrando como a criatividade e o empreendedorismo contribuem para a geração de renda e o fortalecimento da economia local.
A presença das expositoras também reforçou a importância do empreendedorismo feminino para a dinamização da economia local e a valorização da produção criativa do município.

Ao final do evento, as expositoras receberam certificados de participação, em reconhecimento à contribuição de cada uma para a programação e à valorização dos empreendimentos criativos da região.
Na ocasião, o Adm. Harald Dinelly, também foi homenageado com um Certificado de Agradecimento, em reconhecimento ao apoio e à colaboração prestados às iniciativas desenvolvidas pelo CRA-AM no município de Parintins.

Alimentos arrecadados são destinados a instituições de Parintins
Além de promover conhecimento e oportunidades de conexão, o EPAB 2026 também contou com uma iniciativa de responsabilidade social. Após a realização do evento, os alimentos arrecadados foram entregues ao Pelotão Mirim e à ACSSUS, em uma ação conduzida pela representante do CRA-AM em Parintins, Admª. Nathália Ribeiro.
A iniciativa reforçou o compromisso social do Conselho, demonstrando que ações voltadas ao desenvolvimento profissional também podem contribuir para o fortalecimento de instituições e projetos que atuam em benefício da comunidade local.
CRA-AM fortalece atuação no interior do Amazonas
A realização da terceira edição do EPAB reafirma o compromisso do CRA-AM com a valorização dos profissionais de Administração e a ampliação de oportunidades de conhecimento e desenvolvimento profissional no interior do estado.
Ao abordar a economia criativa como tema central, o encontro evidenciou a importância da gestão para transformar potencialidades culturais em iniciativas estruturadas, sustentáveis e capazes de contribuir para o crescimento econômico e social da região.
Com mais uma edição realizada em Parintins, o CRA-AM segue promovendo iniciativas que aproximam profissionais, acadêmicos, empreendedores e a sociedade, incentivando o desenvolvimento de novas oportunidades e valorizando as potencialidades do Baixo Amazonas.
Confira os registros do evento – CLIQUE AQUI
Assessoria de Comunicação CRA-AM
