O Presidente do CRA-AM, Adm. José Carlos Colares participou do primeiro Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs em 2024, realizado nos dias 01 e 02 em Brasília. O encontro foi liderado pelo Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, e o vice-presidente, Adm. Gilmar Camargo.
Na abertura do Fórum, Leonardo destacou amplamente a fiscalização como ponto forte da sua gestão. Apresentou resultados contundentes por meio de um relatório onde constam dados de registro e fiscalização em crescimento bem como o foco da gestão
“Nós somos uma comunidade grande de administradores, temos chegar em cada um deles, sobretudo nossos estudantes. Por isso incluímos uma comissão com esse foco”.
O Anfitrião Carlos Alberto Ferreira Jr, presidente do CRA-DF, deu as boas-vindas aos presentes.
“Estamos com uma expectativa muito boa para 2024, e assim desejo a todos sucesso, um trabalho bastante exitoso e que tenhamos bastantes vitórias ao longo do ano”
O vice-presidente do CFA também destacou que o objetivo para 2024 é manter o crescimento do ano passado e conseguir novas conquistas. Ele também ressaltou a importância do Proder, que o programa estará aberto para receber projetos em breve e que continuará a dinâmica das comissões e grupos de trabalho para esse ano.
“Continuam a todo vapor com ainda mais profissionais pensando a profissão. Vamos trabalhar para um excelente ano de 2024, lutar pela inserção da profissão no mercado de trabalho e na sociedade”
No momento Hércules Falcão, espaço que o Fórum abre para a divulgação de boas práticas do Sistema CFA/CRAs, o Assessor Contábil do CRA-AM, Manoel Júnior apresentou o relatório de gestão contábil e financeira do Regional, elencando uma série de ações estratégicas que foram realizadas para recuperar a dívida ativa em 2023 e reduzir o índice de inadimplência de pessoa física e pessoa jurídica registradas no CRA-AM.
Seguindo nesta temática de fiscalização e registro vários CRAs apresentaram pautas como registro profissional, comissões de assuntos acadêmicos, Foco na área de gestão, vários assuntos envolvendo resoluções normativas, temas junto ao TCU, certidões, índices de eficiência dos CRAs, registro de remidos e questões financeiras como centro de custos e custeios.
Outro destaque da pauta, foi o foco na regionalidade da atuação dos CRAs na realização dos ERPAs, que serão realizados em cada região do país ao longo deste ano.
Rodrigo Miranda – Assessoria de Comunicação CFA
Assessoria de Comunicação CRA-AM