No ano do Jubileu de Diamante da Administração, o Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs se consolida como um dos eventos mais estratégicos da profissão. Reunindo as principais lideranças do Conselho Federal de Administração (CFA) e os 27 presidentes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), o encontro promove o compartilhamento de ideias, decisões e planejamento para o fortalecimento da profissão no país.
A primeira edição de 2025 do Fórum aconteceu em Brasília, nos dias 6 e 7 de fevereiro. O encontro foi conduzido pelo presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, e pelo vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo. Já na abertura, a palavra foi dada ao diretor de Administração e Finanças do CRA-DF, Adm. Ivan Ribeiro, que esteve no evento representando o presidente do regional, Adm. Hélio Queiroz da Silva.
“É uma satisfação e um prazer estar aqui com vocês na função de anfitrião. É sempre muito bom receber eminências como vocês aqui na nossa cidade. Uma alegria recebê-los”, disse Ribeiro.
Em seguida, Gilmar destacou as ações previstas para celebrar os 60 anos da Administração. Já Leonardo fez questão de destacar a participação feminina no Fórum de Presidentes: dos 27 Regionais, cinco são presididos por mulheres.
Administração em pauta
Como em todo Fórum, um dos itens mais esperados da pauta é o “Momento Hércules Falcão”. É a oportunidade para os CRAs compartilharem suas experiências e e conquistas.
Um dos cases apresentados foi o do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), como sugestão de pauta proposta pelo Presidente Adm. José Carlos de Sá Colares, que compartilhou a história de superação da inadimplência no Regional, com a participação do Assessor Contábil Manoel Júnior, que apresentou o trabalho realizado pela Equipe da Autarquia voltado para a recuperação de registros ativos, por meio de campanhas especiais voltadas aos profissionais em situação irregular.
O CRA-MS apresentou balanço e relatórios financeiros, como case de sucesso. Outro destaque do Fórum foi o anúncio de parceria institucional com a Must University, instituição de ensino sediada em Boca Raton, no sul do estado da Flórida, Estados Unidos. Ela foi fundada em 2017 pelo professor e mestre em Administração, Antonio Carbonari Netto, que também é fundador do grupo Anhanguera Educacional S.A. e incentivador do ensino a distância desde 1980.
Outros assuntos em pauta foram: resoluções de licença e anuidade, agenda de eventos e reuniões, acórdãos do Tribunal de Contas da União, transparência e dados abertos.
O Fórum de Presidentes também colocou em pauta o Programa de Desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Administração (Proder). Gilmar explicou como funciona o Programa, deu detalhes das regras para 2025 e quais as áreas serão atendidas pelo Proder: fiscalização, desenvolvimento institucional e melhorias na estrutura física.
Além disso, ele falou detalhadamente do Jubileu de Diamante da Administração e das comissões internas dos 60 anos que cada estado deve ter para celebrar o aniversário da profissão. Ao final do Fórum, foram estabelecidos compromissos concretos para aprimorar a atuação dos CRAs em seus respectivos estados, garantindo uma abordagem mais proativa e alinhada aos desafios contemporâneos da profissão.
Ana Graciele Gonçalves – Assessoria de Comunicação CFA / Assessoria CRA-AM