No momento você está vendo Presidente do CRA-AM participou do evento que debateu assuntos pertinentes aos regionais, profissionais de Administração e eventos promovidos pelo Sistema CFA/CRAs

Presidente do CRA-AM participou do evento que debateu assuntos pertinentes aos regionais, profissionais de Administração e eventos promovidos pelo Sistema CFA/CRAs

Nos dias 28 e 29 de julho, o Presidente do CRA-AM, Adm. Nelson Aniceto participou do 2º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAS, realizado  em Brasília.

Durante a reunião, que envolveu os presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Administração, a diretoria executiva da autarquia e convidados, foram debatidos assuntos pertinentes aos regionais, profissionais de Administração, eventos e a outras discussões destacadas na pauta.

O presidente do CFA, Mauro Kreuz, abriu o encontro e pontuou sobre o processo eleitoral a ser realizado neste na,  ressaltando  a importância da Administração no desenvolvimento e governança dos estados e municípios do país.

“Infelizmente o Brasil não avança, mas patina e patina para trás. Ele não utiliza  o gerenciamento e aplicabilidades da Administração, e tenta se aventurar no quesito governança. Nós, no entanto, como profissionais da área, sabemos que a ciência da Administração funciona qualitativamente nas organizações e na regência do país. Ser mais aguerrido no auxílio e defesa do país, também é o nosso legado e missão”, pontua.

Discussão em pauta

O processo eleitoral do Sistema CFA/CRAs também foi destaque durante o Fórum. Segundo Jorge Henrique, coordenador da Comissão Permanente Eleitoral do CFA, “as informações necessárias, assim como todas as ferramentas para dirimir qualquer dúvida quanto às eleições, estarão disponíveis para o acesso no site do CFA. Digo em relação às orientações, cartilhas, procedimentos, instruções e inscrições de chapas”, disse.

Seguindo a pauta estabelecida, a reunião também contou com a participação do administrador e reitor do Centro Universitário Católica de Quixadá, Marcos James Bessa, que tratou do cenário dos cursos de bacharelados e superior de tecnologia – sob o ponto de vista futuro educacional.

“Minha apresentação foi com base nos dados do último Censo de 2020. Nós do Sistema estamos perdendo alunos do curso de Administração presencial, ao tempo que estamos ganhando alunos no curso digital. É válido ressaltar, ainda, que o crescimento digital não está suplantando as saídas dos alunos do presencial, e isso é algo que vai trazer repercussão futura – principalmente na profissão como um todo”, destaca.

Para Kreuz, o assunto é importante, atual e merece a atenção e reconhecimento de todos, principalmente daqueles que representam a Administração nos estados. “Precisamos pautar nossos processos decisórios principalmente evidências, obviamente por um caminho mais seguro. Esse é um avanço absolutamente relevantíssimo e necessário para todos nós”, ressalta o presidente do CFA.

Outro destaque do encontro é a realização do XVII FIA. Na ocasião, o anfitrião do evento e presidente do CRA-PA, Fábio Lúcio, divulgou informações quanto  a quantidade de inscritos, informações acerca da programação do evento, valores de inscrição e outras novidades.

“Em paralelo ao FIA será realizado outros eventos – tanto do Sistema CFA/CRAS, quanto programa receptiva do CRA-PA e outros parceiros. Teremos Direx, Fórum de presidentes e reunião conjunta de Conselheiros, premiações aos profissionais de Administração, turismo e muito mais. Vale a pena acompanhar toda a nossa programação”, garante.

E mais

Outro ponto tratado no Fórum, diz respeito ao projeto “Onboarding digital” – que tem como meta – implantar nos Conselhos Federal e Regionais de Administração ferramentas de reconhecimento facial. A proposta voltada à inovação contemplará uma série de facilidades aos registrados – como eliminação do custo de deslocamento e tempo para solicitação de registro; simplificação do processo de registro; validade jurídica do registro à distância; entre outras viabilidades, além de ser pioneira no tocante aos conselhos profissionais do país.

Pautas como o Termo de Cooperação Técnica firmado entre o CRA-SE e a Universidade Aberta de Portugal, ENAF 2022, CFA-Talentos, Campanha do Dia do Administrador, Programa de Integridade do Sistema CFA/CRAS e Programa de Capacitação de Administradores consultores em MPES – também foram debatidos ao longo dos dois dias.

O 3º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAS  já tem data para acontecer e será realizado no dia 26 de setembro, em Belém do Pará.

Assessoria de Comunicação CFA – Paulo Melo  / Assessoria de Comunicação CRA-AM