Você está visualizando atualmente Evento pioneiro e inovador abrirá espaço para socializar pesquisas e conhecimentos construídos em Administração

Evento pioneiro e inovador abrirá espaço para socializar pesquisas e conhecimentos construídos em Administração

A tríplice fronteira que envolve o Brasil, a Colômbia e o Peru se caracterizam por suas peculiaridades, considerando-se a grande dinâmica ambiental, cultural, social, política e econômica local. As estreitas relações que ocorrem entre estes três países ultrapassam seus territórios geográficos, gerando impactos em diversos aspectos – entre os quais se destacam os comerciais, empresariais e turísticos – exercendo grande influência no cotidiano dos habitantes dessa região amazônica.

Diante esta realidade, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus Tabatinga (IFAM-CTBT), o Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC-UFAM) e a Universidade Nacional da Colômbia (UNAL), sede Amazonia, se unem para realizar nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2019, o Encontro Internacional Fronteiriço de Pesquisa em Administração e Empreendedorismo na Amazônia (EIFPAEA).

Durante o encontro, as três instituições de ensino, pesquisa e extensão, em parceria com a classe empresarial e com outros órgãos nacionais e internacionais, entre eles o Sistema CFA/CRAs, se reunirão para dialogar e fortalecer os laços de cooperação entre os dois países (Brasil/Colômbia), com o objetivo de desenvolverem um conjunto de ações, através de palestras, mesa-redonda, relatos de experiências e apresentações de trabalhos, que permitam propor alternativas de análise e solução para problemas reais e concretos que se refletem e afetam, diretamente, na vida dos habitantes das cidades e diversas comunidades dessa região.

Vários estudos e ações já têm sido feitos, através de diferentes instituições estatais, com o intuito de compreender e amenizar os fatores que causam efeitos negativos nesse vínculo fronteiriço, buscando melhorar o trânsito contínuo das pessoas e o fluxo dos produtos desse movimento comercial. Essas pesquisas concentram-se, principalmente, nas questões ambientais, sociais e, recentemente, econômicas.

Portanto, faz-se necessário promover fóruns que permitam aos cidadãos participar, ativamente, da construção de uma nova perspectiva, em busca de melhor qualidade de vida para todos os envolvidos nessa realidade. Além disso, é preciso propor e oferecer condições e oportunidades que fomentem a capacidade de empreender como uma importante estratégia de transformação da sociedade, favorecendo o desenvolvimento regional de forma sustentável.

O que torna o Encontro Internacional Fronteiriço de Pesquisa em Administração e Empreendedorismo na Amazônia um evento pioneiro e inovador na tríplice fronteira da Amazônia, com caráter acadêmico-empresarial, que abre um espaço para socializar pesquisas e conhecimentos construídos em Administração e áreas correlatas, como gestão pública, comercial, contábil e econômica, para que estejam disponíveis a empresários e empreendedores dessa porção territorial amazônica.

Programação:

  • 26/11 – Leticia – Colômbia / UNAL
  • 27/11 – Benjamin Constant – Brasil / UFAM
  • 28/11 – Tabatinga – Brasil / IFAM 

Informações:

[email protected] / (97) 99177-9165