Você está visualizando atualmente Evento que reuniu profissionais de todo o país contou com a participação de representantes do Amazonas

Evento que reuniu profissionais de todo o país contou com a participação de representantes do Amazonas

No período de 04 a 06 de outubro, o Presidente do CRA-AM, Adm. José Carlos Colares, o Vice-Presidente Adm. Jorge Campos, a Diretora de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional do Conselho, Admª. Maria Silce Brasil, o Conselheiro Federal Adm. Inácio Guedes e o Representante da Região Metropolitana, Adm. Nelson Aniceto, participaram do Encontro Brasileiro de Administração em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Durante a cerimônia de abertura do evento o Presidente do Conselho Federal de Administração, Leonardo Macedo, parabenizou a organização do CRA de Minas e destacou a importância da temática do evento sobre “Disruptividade: estratégias e desafios da Administração”.

“Estamos em um período de crescente avanço da tecnologia. Um momento em que as plataformas digitais estão cada vez mais integradas e entrelaçadas às nossas atividades do dia a dia. Vivemos numa era de mudanças aceleradas impulsionadas pela tecnologia e pelas mudanças nas expectativas dos consumidores e pela globalização.  Neste contexto, a disruptividade se tornou uma palavra chave na administração. Ser disruptivo é mais do que apenas inovar. É sobre desafiar o status quo, quebrar paradigmas e encontrar maneiras completamente novas para fazer as coisas.”

A abertura do Encontro Brasileiro de Administração também contou com a palestra do empreendedor digital Walter Longo, que deu o start ao profundo debate proposto pelo evento. Ao tratar das revoluções tecnológicas nas últimas décadas, ele classificou a inteligência artificial como um tsunami. Uma onda em que não é seguro ficar observando ela se aproximar.

“Então o que é disruptivo não é a inteligência artificial, mas a possibilidade de democratizar o acesso à inteligência artificial é que é a grande mudança. E a evolução exponencial que observamos nos últimos meses, com o desenvolvimento de novas competências e utilidades, abriu na verdade uma caixa de pandora, que é aquela caixa que quando abrimos não fecha mais. Nós estamos falando do maior movimento empreendedor de que se teve notícia. Na quarta-feira da semana passada foi feito um levantamento e descobriu-se que 1.400 empresas de inteligência artificial tinham surgido no mundo”, destacou o palestrante.

Belo Horizonte capital da Administração

Na semana em que o ENBRA 2023 foi realizado, outros eventos marcaram a agenda dos profissionais de Administração, entre eles o  IV Fórum de Gestão Pública (Fogesp). Evento, promovido pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG) em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), precedeu o XXVIII Encontro Brasileiro de Administração (Enbra).

Durante o encontro foram apresentados os produtos voltados para gestão pública desenvolvidos pelo CFA: Diagnóstico Brasil, Agenda e Ferramenta de Gestão Municipal, IGM e a Cartilha PEM.

Em seguida os participantes falaram sobre o que esperam do Sistema CFA/CRAs. Entre  os temas mais relevantes apontados estão a fiscalização dos concursos públicos e a presença dos conselhos profissionais junto às instituições de ensino superior.  Uma das sugestões apontadas pelo Adm. Jorge Campos, Vice-presidente do CRA-AM, foi a divulgação de textos que falem da importância dos conselhos profissionais.

As ideias debatidas foram consolidadas em um documento que será formalizado pelo CRA-MG como propostas para evolução da gestão pública dentro do CRA-MG e do Sistema CFA/CRAs.

Diretora do CRA-AM participa de Mesa Redonda do ADM Mulher

A Diretora do CRA-AM, Admª. Maria Silce Brasil, que também é Presidente da Comissão de Mulheres do CRA-AM, participou do Fórum Nacional das Mulheres Profissionais de Administração, realizado durante o Enbra 2023.

Durante o Fórum as profissionais  puderam ao longo do encontro trocar ideias e trazer iniciativas novas, avançadas; sempre visando a qualificação da mulher profissional de administração para o mercado de trabalho.

O evento também proporcionou a criação do banco de ideias para ajudar no planejamento de 2024. Entre os cases de sucesso apresentados pelos regionais estavam temas como empreendedorismo da profissional de administração, saúde, agronegócio, capacitação e mercado na terceira idade.

Para o Presidente do CRA-AM, Adm. José Colares, o ENBRA 2023 foi bastante assertivo nos temas abordados e contribuiu para a capacitação de todos os participantes:

“Parabenizo a toda a equipe organizadora do Encontro, que reuniu excelentes palestrantes e proporcionou aos profissionais e acadêmicos de Administração de todo o país, uma experiência enriquecedora, com debates, painéis e apresentações de trabalhos científicos. Saímos da capital mineira com um vasto conhecimento.”

O ENBRA 2023 contou com 14 palestras/painéis e com a participação de 22 palestrantes. Confira as matérias exclusivas sobre o Evento no site do CFA – cfa.org.br

Assessoria de Comunicação CRA-AM