Você está visualizando atualmente Notícia CFA – CFA será parceiro do Guia do Prefeito + Brasil

Notícia CFA – CFA será parceiro do Guia do Prefeito + Brasil

Conselho passa a fazer parte do grupo de trabalho que elaborará o novo Guia. Publicação vai auxiliar prefeitos dos mais de 5 mil municípios brasileiros

O Conselho Federal de Administração (CFA) será uma das instituições que irá compor o grupo de trabalho que cuidará do “Guia do Prefeito + Brasil”. Para tratar do assunto, a Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República (SEAF/SEGOV) realizou reunião, nesta terça-feira, 4.

O evento contou com a participação de todas as instituições envolvidas como o CFA, a Controladoria Geral da União (CGU), o Ministério da Economia, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre outros. Segundo o diretor de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macêdo, a frente de trabalho pretende qualificar os chefes do executivo dos mais de 5 mil municípios brasileiros. “A ideia é capacitar prefeitos que estejam saindo e os prefeitos que estejam chegando para que façam uma condução efetiva da gestão pública”, explicou.

Ele disse, ainda, que o Guia será semelhante a Agenda de Gestão Municipal, produto criado pelo CFA em 2019 e que fornece informações que visam facilitar as rotinas e os procedimentos diários de uma prefeitura. Entretanto, o Guia terá mais detalhes além de dados como prazos, obrigações e outros compromissos pertinentes a gestão municipal. “Queremos fazer uma consolidação e uma compilação de informações que auxiliarão o gestor na boa governança de seus municípios”, afirmou.

O Guia terá, também, dados do Índice CFA de Governança Municipal, estudo que faz um raio x da gestão dos municípios. “O IGM é uma grande e poderosa ferramenta que o CFA oferece aos gestores públicos. É uma grande entrega que o CFA faz a sociedade”, lembrou o conselheiro, ressaltando a importância do profissional de administração na gestão municipal. “Fala-se muito em gestão, mas pouco se lembra dos profissionais que estudaram a ciência da administração para fazer essas transformações tão necessárias ao país.”, reforçou o diretor.

 

Assessoria de Comunicação CFA