Você está visualizando atualmente Presidente do CRA-AM participou desse importante encontro para alinhamento de ações e discussão de assuntos de interesse dos conselhos

Presidente do CRA-AM participou desse importante encontro para alinhamento de ações e discussão de assuntos de interesse dos conselhos

Na última semana, nos dias 10 e 11 de junho, foi realizado em Brasília, o 2º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs que reuniu os presidentes dos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) e os conselheiros federais do CFA, para discutir os assuntos pertinentes ao sistema e aos profissionais de Administração.

O Presidente do CRA-AM, Adm. Nelson Aniceto, participou do evento, que contou com a abertura realizada pelo vice-presidente do CFA, Rogério Ramos, com uma saudação inicial aos presidentes, conselheiros e funcionários do CFA e iniciou afirmando que o evento é importante para o fortalecimento do Sistema e da profissão, assim como as áreas correlatas, cada vez mais reconhecidas no Brasil. 

“É com alegria que a gente recebe todos vocês. Esse ambiente de discussão democrática é construtivo, nós entendemos que tudo o que for discutido aqui merece encaminhamento, merece apontamentos e merece, obviamente, vir a se concretizar em algo que beneficie de fato a Administração”, afirmou. 

O anfitrião do evento, presidente do CRA-DF, Jairo Brandizzi, também participou da abertura. “Que os próximos dois dias transcorram com muita paz, muita cordialidade e muito respeito. Se sintam em casa. É um prazer estar à disposição de vocês”, pontuou. 

Assuntos como apresentação do projeto Erpa, dos resultados do II Fogesp e disponibilização pelo CFA de serviços de Big Data para a Fiscalização Profissional dos CRAs constam na pauta. 

 

Debate Qualificado 

No período matutino, dentro da reunião, houve ainda um Debate Qualificado sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/​2021). A princípio, a discussão seria conduzida pelo deputado federal Augusto Coutinho, do Solidariedade de Pernambuco, na época, presidente da comissão responsável pela nova lei. Porém, com a esposa acometida com a Covid-19, ele fez uma rápida participação, ao vivo, de forma virtual. 

“Acho que foi uma lei em que a gente conseguiu ter um grande sucesso porque essa matéria veio do Senado. Depois, quando foi para a Câmara dos Deputados, nós criamos uma série de debates sobre o assunto”, disse o parlamentar. 

Ele explicou ainda que para chegarem a esse resultado, ouviram diversas entidades de todo o país, de vários segmentos. “Do setor produtivo, da área de Controle, Transparência Internacional, órgãos do Ministério Público, Procuradoria Geral da República (PGR), todos os órgãos envolvidos nesse tema que é tão debatido e intensamente vivenciado na gestão pública.” 

A explanação sobre as mudanças na lei ficaram a cargo do consultor legislativo da Câmara dos Deputados, Rafael Amorim de Amorim, que participou da construção da nova legislação e compareceu representando o deputado. 

“O grande desperdício de recursos públicos está na ineficiência. A lei teve sim uma preocupação com a prevenção, com a mitigação de riscos, com o controle, mas teve uma preocupação muito maior com a eficiência. O foco prioritário da lei é a promoção da eficiência nas contratações públicas”, afirmou. 

Para assistir ao Debate na íntegra e entender as mudanças na lei, clique aqui.

Assessoria de Comunicação CFA – Elisa Ventura