Você está visualizando atualmente RBA 152 – disruptiva, interessante, essencial. No ar e pronta para você

RBA 152 – disruptiva, interessante, essencial. No ar e pronta para você

Em sua 152ª edição, a Revista Brasileira de Administração (RBA) está disponível para leitura, com novidades que devem melhorar a dinâmica de conteúdo e agradar ainda mais você, caro leitor. A primeira delas é a seção ‘Top Livros e Filmes’, no final da publicação.

Sem adiantar o que ainda está por vir, e na sequência correta, as outras novidades são as próprias matérias do miolo da edição — com design ainda mais atrativo e conteúdos que agregam e fazem refletir. Um exemplo é a reportagem sobre Planejamento Estratégico (capa), de cunho mais técnico, que é apresentado de forma simples, objetiva e que o ajude a aplicá-lo facilmente ao seu projeto.

Entenda como as ‘Cinco Forças de Porter’ e a ‘Matriz de Ansoff’ são utilizadas na no planejamento estratégico — explicado por renomados administradores e pesquisadores da área. Não menos importante, as ‘Cinco Etapas do Planejamento’ e algumas das principais ferramentas aplicadas em sua realização também estão contidas na mesma matéria.

Descubra, também, os benefícios que um bom planejamento tributário pode trazer à sua empresa. Subestimado por muitos, ele pode reduzir impostos, gerar lucro e, até mesmo, gerar isenção de tributos em muitos casos.

Comportamento

Como expectador de algumas das principais mudanças na administração — em virtude das transformações sociais e comportamentais da sociedade, e em consequência nas empresas—, o setor de gestão de pessoas também está contemplado nesta edição. Na matéria vigilância ou monitoramento, entenda como resquícios do modo de produção laboral, durante a pandemia, têm atormentado quem trabalha em regime de Home Office, e o que fazer para evitá-lo.

Para certificar-se da boa produção de seus funcionários, empresas têm investido em sistemas de monitoramento a distância para acompanhar o trabalho e rendimento de seus colaboradores (monitoramento a distância). Com maior vigilância, até que ponto o home office deixa de ser um prazer e passa a ser mais penoso que o trabalho presencial para o colaborador?

Outro fenômeno acompanhado de perto pelos setores de Gestão de Pessoas é o perfil comportamental da geração Z. Visto por muitos como sem ambição, eles querem ter mais qualidade de vida e propósito no que fazem.

As habilidades humanas também são colocadas em cheque diante das facilidades oferecidas pela tecnologia, no que alguns especialistas apontam como perda de Soft Skills, habilidades técnicas e educação. Afinal, a tecnologia é vilã ou aliada?

Vendas, marketing e gestão pública

No quesito vendas, entenda por que mesmo com tantos canais de comunicação existentes, a grande tendência de 2023 é simplesmente escutar o cliente. Quem não o faz corre o risco de perdê-lo para quem está disposto a ouvir e atender as necessidades e sugestões dos consumidores.

Outro fenômeno acompanhado de perto pelo mercado é o crescimento dos influenciadores digitais. Além de a atividade ter sido reconhecida como profissão registrada nos órgãos governamentais, eles conseguem ajudar a vender produtos e serviços muito mais do que muitas publicidades e já contam com mais de 500 mil profissionais, ultrapassando o número de administradores e dentistas.

Por fim, no quesito gestão pública, entenda por que a falta de urbanização atrasa o crescimento do Brasil. Entenda o que está por trás do conceito e também os dados que certamente o farão debruçar-se com mais afinco sobre o tema.

Clique, aqui, e leia a RBA 152.

 

Leon Santos, editor-chefe Revista RBA