Você está visualizando atualmente Técnicos em Administração: a base essencial para o progresso da organização

Técnicos em Administração: a base essencial para o progresso da organização

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Juntos ADM

Cada vez mais, o ensino técnico tem ganhado relevância como ponto de partida para a profissionalização dos jovens brasileiros. De acordo com um estudo baseado nos dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ensino técnico oferece mais oportunidades de trabalho do que a conclusão do ensino médio ou mesmo a incompletude do ensino superior. 

A modalidade de ensino profissional técnico de nível médio oferece inúmeras vantagens para a formação dos jovens. Ela propicia a integração entre o conhecimento teórico e prático, estimulando os alunos e dando significado ao aprendizado. Além disso, essa formação representa o primeiro passo para a qualificação de uma carreira que será desenvolvida de maneira contínua ao longo do tempo. 

Em 2021, o Brasil registrou um total de 1.936.088 matrículas de ensino profissional técnico de nível médio (EPTNM), de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC). Essa quantidade representa quase 20% do total de matrículas no ensino médio regular, que é próximo de 10 milhões. 

No país, há um total de 197 cursos oferecidos em 6.798 escolas espalhadas por todo o território, o que corresponde a aproximadamente 14% da quantidade de escolas que oferecem ensino médio regular. Entre os cursos oferecidos está o de Técnico em Administração. 

Assim como o curso de graduação em Administração, a formação técnica de nível médio na área também é bastante buscada, pois oferece uma formação abrangente, permitindo que o profissional atue em diversos setores. Para se ter ideia, olha o tanto de área que este profissional pode desenvolver sua carreira: área administrativa, como por exemplo, aplicando conceitos e modelos de gestão, operando sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais, ou em alguma das áreas relacionadas à gestão (Recursos Humanos, Marketing, Produção e Finanças) em todos os tipos de empresas (de pequeno, médio ou grande porte), organizações governamentais e não-governamentais. 

O objetivo do curso é capacitar profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento local e regional, aplicando técnicas administrativas e ferramentas que apoiem a gestão de empresas de diferentes portes, assim como outras organizações, sejam elas públicas ou privadas. 

Com uma formação abrangente e sólida em técnicas administrativas, esse profissional é essencial para o bom funcionamento e a eficiência das organizações, sejam elas pequenas, médias ou grandes empresas, ou até mesmo instituições públicas. Em resumo, a importância do profissional Técnico em Administração é inquestionável. Seja apoiando a gestão de grandes corporações ou impulsionando o crescimento de pequenos negócios, esses profissionais desempenham um papel essencial na economia do país. Sua expertise

em planejamento, organização, gestão de projetos e habilidades interpessoais os torna peças-chave para o sucesso e a prosperidade das organizações em um mundo cada vez mais competitivo e desafiador.

Técnicos em Administração, juntos somos mais fortes!