Você está visualizando atualmente Jovens em busca do sucesso profissional: cresce a busca por cursos de graduação na área de Administração

Jovens em busca do sucesso profissional: cresce a busca por cursos de graduação na área de Administração

Em 2022, o Instituto Semesp divulgou o Mapa de Ensino Superior no Brasil, revelando que Direito, Psicologia, Administração e Pedagogia são alguns dos cursos mais procurados pelos vestibulandos. Cerca de 44% das quase 4 milhões de matrículas realizadas no período de 2019 a 2020 foram feitas por alunos dessas áreas, tanto em instituições públicas quanto privadas. 

Um dos cursos que tem atraído jovens com interesses diversos, incluindo aqueles com perfil empreendedor, é a Administração. O mestre e doutor em Administração e diretor do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), Mauro de Oliveira, destaca a importância estratégica desse curso para capacitar os jovens a compreenderem áreas como marketing, recursos humanos, gestão financeira, logística, processos e, especialmente, a gestão de pessoas, que é considerado o grande desafio do século 21. Segundo ele, aqueles que buscam o caminho do empreendedorismo terão uma vantagem significativa ao fazer um curso de Administração. 

Mauro, que possui ampla experiência no campo da Administração, ressalta o aprendizado essencial oferecido por essa formação. “Os estudantes aprenderão sobre o crescimento de um país, gestão de negócios, gestão estratégica e alianças estratégicas. Atualmente, as maiores empresas têm potencial de crescimento se possuírem um bom planejamento e uma boa gestão. Portanto, um bom gestor é, sem dúvida, um bom administrador, algo que é frequentemente enfatizado”, diz. 

A estudante do nono semestre do curso de Administração, da Universidade de Brasília, Andressa Rocha, conta que escolheu Administração por se tratar de uma área ampla. “Estou amando o curso, principalmente das matérias voltadas à gestão e análises de decisões e empreendedorismo. É um curso muito amplo e desafiador, principalmente para quem vem de escola pública, que foi meu caso. Tive muitos desafios, mas vale muito muito a pena”, descreveu. 

Para o futuro, Andressa faz planos. Ela já tem uma empresa no ramo de eventos e também é estagiária de uma autarquia, onde atua na área de gestão de pessoas. “Acredito que com 30 anos minha empresa já estará bastante consolidada. Ela tem dois anos de existência e o crescimento que teve nesse período foi incrível e rápido”, avalia a estudante.

Estudantes, juntos somos mais fortes!