Você está visualizando atualmente Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs traz reflexão sobre ensino da Administração

Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs traz reflexão sobre ensino da Administração

Nos dias 21 e 22 de junho, o Presidente do CRA-AM, Adm. José Carlos de Sá Colares, participou da Terceira Edição do Fórum de Presidentes Conjunto do Sistema CFA/CRAs , em Vitória, Espirito Santo.

O anfitrião do Fórum e presidente do CRA-ES, Adm. Flávio Celso Santos Rosa, agradeceu a presença de todos e falou da satisfação em receber o evento na capital capixaba:

“Este fórum é um momento de extrema importância para o fortalecimento e desenvolvimento da Administração em nosso país.  E a escolha do Espírito Santo como sede deste evento é motivo de grande satisfação para nós, que viemos em uma crescente atuação na Administração ”, disse.

Momento Adm. Hércules Falcão

O Fórum começou com o compartilhamento de ideias e boas práticas que, carinhosamente, recebeu o nome de “Momento Adm. Hércules Falcão”, em homenagem ao ex-presidente do CRA-ES e ex-conselheiro federal do CFA falecido neste ano. Nesta edição do evento, o foco do debate foi o ensino da Administração no Brasil.

O primeiro a falar foi o diretor de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRA-CE, Adm. Marcos James Chaves Bessa. Ele alertou para a evasão acadêmica nos cursos de Administração e da preocupação com a qualidade dos cursos que ainda resistem. Segundo ele, é preciso buscar formas para motivar os jovens egressos do ensino médio a optarem pela graduação em Administração. “Mas é preciso repensar o ensino para atrair o interesse desses jovens”, afirmou.

Já o diretor de Formação Profissional do CFA, Adm. Gelson Luiz Uecker, mostrou o resultado de uma pesquisa sobre o ensino de graduação em Administração. “Os cursos ainda formam profissionais pouco preparados para o mercado”, explicou, ressaltando que boa parte dos cursos ainda foca muito em um conteúdo teórico o que segundo ele, desmotiva o interesse dos discentes.

Outro ponto levantado por Uecker foi a grande evasão do ensino presencial para o ensino a distância. Além disso, os alunos estão preferindo os cursos tecnólogos, pois formam profissionais em apenas dois anos.

Para o Presidente do CRA-AM, Adm. José Colares as discussões sobre o Ensino foram bastante produtivas:

“Este mês realizamos o 22º Encontro de Coordenadores dos Cursos de Administração do Amazonas, reunindo professores e coordenadores com o intuito de reforçar nossa relação com os representantes das instituições de Ensino e discutir pontos importantes para a formação dos futuros profissionais de Administração. No Fórum de Presidentes foi possível, por meio das falas dos colegas de outros Estados, verificar que os problemas relatados são uma realidade em todo o país, e que o Sistema CFA/CRAs, preocupado com a formação de seu profissional, procura oportunizar discussões que contribuam para o aperfeiçoamento do Ensino de Administração no Brasil.”, finalizou Colares.

Na oportunidade, o Presidente Colares participa do ERPA Sudeste 2023, evento promovido pelo Conselho Federal de Administração e pelos Conselhos Regionais de Administração do Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais, nos dias 22 e 23 de junho,  com o tema central “O Novo Start da Administração”, oferecendo debates de alto nível e insights valiosos para os participantes.

Assessoria de Comunicação CFA / CRA-AM