No momento, você está visualizando XVIII FIA encerra com palestra sobre inteligência financeira nos negócios

XVIII FIA encerra com palestra sobre inteligência financeira nos negócios

Com o objetivo de fornecer aos participantes uma noção completa das finanças gerenciais e estratégicas aos negócios, Gustavo Cerbasi veio a Gramado, no Rio Grande do Sul, para a palestra de encerramento do XVIII Fórum Internacional de Administração, nesta sexta-feira, 06/12.

“Num país em que nós temos mais de 20 milhões de CNPJ, sabendo que desses 20 milhões de CNPJ, entre 15 e 16 milhões são microempreendedores individuais, dos 5 milhões que sobram, são empresas que, em sua maioria, não tem administradores. São pessoas que não têm uma formação em Administração, é aquela pessoa que sabe desenvolver sua família, se transformou em um negócio robusto, é aquela pessoa que sabe vender e montou um comércio, é aquela pessoa que sabe produzir e montou uma indústria, mas que carece de um administrador.”

O administrador e mestre em Finanças foi bastante aguardado para compartilhar o conhecimento que desenvolveu e transformou vidas ao longo de sua carreira. Consultor, professor, palestrante, e autor de 16 livros com mais de 3 milhões de exemplares vendidos, Cerbasi transformou a vida de inúmeras famílias por meio do best-seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”. A obra deu origem aos filmes da franquia “Até que a Sorte nos Separe”, a primeira trilogia da história do cinema brasileiro.

Ele, que é também um defensor fiel da linguagem simples para falar de finanças em prol das decisões mais conscientes por parte dos empreendedores, trouxe ferramentas e métodos que usa há anos para avaliar a saúde financeira das empresas.

O sócio da SuperRico Projetos de Vida questionou como o consultor financeiro interpreta um negócio que nunca visitou e opina sobre a realidade de uma empresa que não conhece. E ele mesmo respondeu:

“Justamente porque eu não vou usar elementos culturais ou de contexto, eu vou usar elementos técnicos para opinar. Eu, basicamente, vou olhar a contabilidade da empresa e vou identificar, por exemplo, na contabilidade, aquela informação básica que toda empresa tem, que é como os números estão organizados no seu ativo.”

E de acordo com ele, nada traduz melhor uma empresa do que eu sou ativo. Ainda segundo Cerbasi, muitos empreendedores menosprezam a contabilidade porque entende que é uma mera burocracia, uma mera obrigação legal para poder prestar suas obrigações quanto às contas. Por isso, o consultor precisa ajudar os empresários, por meio de ferramentas, a tomar decisões mais assertivas e financeiramente saudáveis e sustentáveis.

Entre os desafios para ajudar no controle financeiro das empresas, Cerbasi apontou a superação de três erros comuns das empresas observados ao longo dos 25 anos de carreira, sendo o primeiro deles a falta de planejamento. O palestrante apresentou, ainda, as cinco competências financeiras essenciais do consultor.

“Quando eu tenho essas cinco competências, falem do valorizar os números, do orçamento, do controle de evolução dos resultados, é uma contabilidade bem organizada e pessoas bem capacitadas e quando consigo trabalhar aqueles elementos que normalmente nascem com a empresa, eu consigo montar um planejamento financeiro de uma empresa bastante simples, pontuou”.

Ao final da palestra, o objetivo de Cerbasi, de oferecer uma visão clara aos participantes sobre o papel do consultor financeiro para propor melhorias aos empresários, seja para orientar sobre melhores investimentos, negociar crédito ou com fornecedores, seja para fazer propostas aos clientes, parece ter sido atingido.

XVIII FIA

O XVIII Fórum Internacional de Administração chegou ao final dos debates, palestras e painéis com cerca de mil participantes ao longo dos três dias de evento no Hotel Master Gramado. A edição histórica em Gramado recebeu renomados nomes da Administração do Brasil e de diversos países. Para acompanhar tudo que rolou, acompanhe os canais de comunicação do Conselho Federal de Administração.

Adriana Mesquita

Assessoria de Comunicação CFA