No momento, você está visualizando Marketing, Inovação e Negócios Culturais ganham espaço na programação do ENADAM 2026

Marketing, Inovação e Negócios Culturais ganham espaço na programação do ENADAM 2026

Propondo um olhar contemporâneo sobre a Administração, evidenciando como diferentes áreas do conhecimento podem contribuir para fortalecer o setor cultural, impulsionar negócios e ampliar o impacto econômico e social da cultura amazônica, o #ENADAM2026 promoverá o painel “Marketing, Inovação e Negócios Culturais na Amazônia”.

Integrando a programação vespertina do segundo dia do evento, o painel será conduzido pela Admª. Samara Castro, Presidente da Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia – RAMI, e contará com a apresentação de cases que evidenciam como o marketing, a tecnologia e novos modelos de negócios vêm ampliando oportunidades para os fazedores de cultura, empreendedores da economia criativa, organizações e projetos culturais amazônicos, mostrando na prática, como iniciativas locais têm fortalecido marcas, conectado produtos e serviços ao mercado e agregado valor à cultura regional.

Entre as iniciativas que serão apresentadas está a Atelo Conexões Criativas, startup que atua no mercado da economia criativa, oferecendo suporte a empreendedores regionais e nacionais por meio da tecnologia, organização eficiente e qualidade técnica, representada pelo Analista de Sistemas Gabriel Galúcio, fundador do empreendimento.

Mais do que acompanhar tendências, o painel pretende estimular uma reflexão sobre o papel da Administração na construção de negócios culturais competitivos, inovadores e alinhados às transformações do mercado, demonstrando que a cultura também é um ambiente de empreendedorismo, geração de renda e desenvolvimento.

Conheça os profissionais confirmados para atividade:

Admª. Samara Castro – RAMI Amazônia (mediadora)

Doutora em Turismo e Hospitalidade (UCS), Mestre em Engenharia de Produção (UFAM), possui MBA Executivo em Gestão de Organizações, Operações e Serviços (UFAM) e MBA em PD&I (UEA). Professora há mais de 25 anos, é docente e coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão na Faculdade Senac AM e Pesquisadora no ICT-Senac AM e em projetos de PD&I no Centro de Referência em Inovação e Tecnologia – CRIT Senac AM. Atual Presidente da RAMI Amazônia e membro consultora na Comissão de Direitos Digitais, Startups e Inovação da OAB/AM.

 

Gabriel Galúcio – Atelo Conexões Criativas

Analista de Sistemas e fundador da Atelo, empresa especializada em Pesquisa e inteligência de dados, gestão e inovação para o setor da Economia Criativa. Também integra a equipe técnica da Assessoria de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, onde atua no desenvolvimento de projetos, estudos e estratégias voltados ao fortalecimento da Economia Criativa e à formulação, implementação e aprimoramento de políticas públicas para o desenvolvimento do ecossistema criativo no Estado.

 

• Gianini Masulo – Amazônia Audiovisual

Atua há 19 anos em diversas linguagens artísticas. Atualmente, é produtor, diretor e pesquisador. É fundador da Associação e Ponto de Cultura Amazônia Audiovisual, dedicando-se a transformar a cultura regional em vetor de desenvolvimento econômico sustentável. À frente da associação, criou o Qualifica Cinema, iniciativa reconhecida e premiada como o maior projeto estruturante do âmbito cultural da cidade. Unindo o embasamento científico e estratégico aos processos de inovação, sendo especialista em Neurociências e Comportamento pela PUCRS e  MBA em Gestão, Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios. No campo tecnológico e mercadológico, colaborou com a capacitação técnica em marketing de startups, criando e implementando inovações de processos no terceiro setor.

• Leandro Andrade – Sete Hub

CEO da L7 Hub, empresa especializada na produção de eventos geeks, gamers e pop no Amazonas, 5 anos de experiência com produção, ornamentação, facilidades e organização.

 

 

Participe do #ENADAM2026

Serão dois dias de imersão no Teatro Manauara, 15 e 16 de setembro, com palestras, painéis temáticos, oficinas, além da ExpoENADAM, que receberá expositores parceiros e empreendedores da economia criativa, criando um espaço para que gestores, artistas, empreendedores e estudantes se conectem e debatam o futuro do setor cultural do Amazonas.

Mais informações e inscrições emcraam.org.br/ENADAM2026


Assessoria de Comunicação CRA-AM