Você está visualizando atualmente Capacitação em MPEs: prazo termina no domingo

Capacitação em MPEs: prazo termina no domingo

Termina no próximo domingo, dia 9, o prazo de inscrições para o Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O curso é gratuito, voltado para administradores do Amazonas, Acre, Amapá, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Rio Grande do Sul e visa prepará-los para atuarem como consultores em micro e pequenas empresas, disseminando conhecimentos e boas práticas de gestão.

A capacitação é oferecida pelo Conselho Federal de Administração (CFA). A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica que a autarquia tem com a Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia (SEMPE). Serão oferecidas 50 vagas gratuitas para cada estado, que serão sorteadas – em evento aberto ao público – entre os administradores inscritos.

Metodologia – O Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em MPEs será composto de quatro módulos. As aulas serão ministras pela equipe da Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo. A capacitação será composta de encontros presenciais e a distância. O cronograma de início das aulas pode ser consultado aqui.

No último módulo, os participantes terão vivências práticas em MPEs para apresentação do trabalho final do curso. “A capacitação visa alavancar a inserção dos profissionais de administração no amplo mercado de trabalho das MPEs, com o objetivo ainda de aprimorar o processo de gestão desse importante segmento da economia nacional”, explica o presidente do CFA, Mauro Kreuz.

Diferencial no currículo

A administradora Adriana Moraes foi uma das alunas do Programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Ela é de Brasília e, quando a capacitação chegou ao Distrito Federal, em 2017, ela não perdeu tempo; foi lá e fez a sua inscrição.

Um dos motivos que a fez buscar a capacitação foi a parceria do CFA com a FIA Business School. “Isso me levou à certeza de que eu aprenderia e não apenas teria um certificado para meu currículo”, disse.

Promissor e adequado ao perfil do administrador. É assim que a empreendedora define o campo de trabalho das MPEs. Ela acredita que com a criação da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o conceito de pequenos negócios dissociou-se do estigma de fracasso e amadorismo. Além disso, a decisão de trabalhar por conta própria (Microempreendedor Individual), de abrir uma empresa de pequeno porte ou uma microempresa não ocorre mais, em sua maioria, sem um estudo prévio. “Isso fez com que os interessados recorressem mais a profissionais especializados e torna promissor para o profissional de administração trabalhar as suas habilidades com demandas voltadas para as MPEs”, afirma.

Com carreira desenvolvida nas áreas administrativa, controladoria, financeira e auditoria, a administradora destacou que a escolha dos professores da capacitação que, segundo ela, fizeram a diferença. “A capacitação me fez perceber o que as empresas esperam em um administrador e o que o mercado de trabalho, fortemente exigente, busca, além de formação técnica-acadêmica, quais sejam as habilidades interpessoais, valorizadas na capacitação”, disse.

Serviço

Programa de Capacitação e Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas.

Inscrições: até 9 de junho de 2019

Local de inscrições: http://capacitacaompe.cfa.org.br/

Investimento: Gratuito

Requisito: Ser um profissional de administração e estar adimplente com o Regional do seu estado.

Assessoria de Comunicação CFA