Você está visualizando atualmente CFA ouve Profissionais de Administração para mapear perfil profissional

CFA ouve Profissionais de Administração para mapear perfil profissional

A 7ª edição da Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho dos Profissionais de Administração segue no estágio de reuniões de grupo (pesquisa qualitativa). Essa é a terceira fase da primeira etapa do estudo, onde são ouvidos os Profissionais de Administração (bacharéis e tecnólogos, registrados e não registrados do CRA), coordenadores/professores de cursos de Administração, além de entidades públicas e privadas. 

A Pesquisa Nacional é uma investigação de opinião, que costuma ser realizada pelo Sistema CFA/CRAs de 4 em 4 anos, mas o prazo foi prolongado devido à pandemia da Covid-19. A última pesquisa foi realizada há sete anos, daí a importância da continuidade.

A 7ª edição foi anunciada no Encontro de Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração, o EPROCAD, durante o XVII FIA – Fórum Internacional de Administração, em Belém (PA). Segundo a diretora da Câmara de Formação Profissional do CFA, Administradora Cláudia Stadtlober, a pesquisa foi bem recebida entre os participantes.

“A gente sabe o quanto é importante ter dados, ter pesquisas, ter evidências para poder construir novos caminhos, melhorar alguma rota de atuação e, principalmente, cada vez mais desenvolver a área da Administração.”

Esta é a 2ª edição da pesquisa também voltada ao mapeamento do perfil dos profissionais Tecnólogos registrados. Por conta do novo coronavírus, a etapa atual de reuniões de grupo foi adaptada para a modalidade virtual, de modo a garantir a segurança sanitária e a participação de todos, como conclama a diretora Adm. Cláudia Stadtlober.

“É fundamental a participação de todos os colegas da área de Administração a nível nacional, para termos esse olhar sobre o perfil dos profissionais que estão atuando na área de Gestão e, assim, termos o melhor indicativo que nos auxilie no processo de melhoria e qualificação do Sistema como um todo.”

Adequação

Censo da Educação Superior de 2020 (Inep) demonstrou que, entre os estudantes de cursos de graduação, mais de um milhão estudavam Administração/Gestão. No mesmo ano, o Ministério da Educação determinou a adequação dos projetos pedagógicos, para garantir a oferta de atividades práticas supervisionadas em caráter obrigatório.

Por isso, a Pesquisa Nacional, realizada em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), visa identificar tendências e interpretar cenários relacionados ao exercício de atividades nos campos da Administração.

Ao todo, serão duas etapas: pesquisas exploratórias e qualitativas, com três fases; e pesquisas quantitativas, com uma fase. O estudo teve início em 15 de agosto e a previsão de conclusão é março de 2023. Serão ouvidos Administradores, Tecnólogos, Gestores, Mestres e Doutores em Administração.

A etapa quantitativa (via internet) será realizada mediante preenchimento de questionários eletrônicos, com perguntas fechadas, considerando o público-alvo da pesquisa.

Relatório

Os resultados da pesquisa serão disponibilizados no portal do CFA para teleprocessamentos via internet. As conclusões do estudo e as recomendações no que se refere às consequências desejáveis para o trabalho, como propostas ou projetos estratégicos que visem contribuir para a inserção e permanência do Administrador e do Tecnólogo em Administração no mercado de trabalho constarão da publicação Sumário Executivo, que também será disponibilizada no site do CFA ao fim do estudo.

Patrícia Portales – Assessoria de Comunicação do CFA.