Você está visualizando atualmente ENAF discute práticas assertivas para a área de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Administração

ENAF discute práticas assertivas para a área de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Administração

Nos dias 05 e 06 de julho o Presidente do CRA-AM, Adm. Nelson Aniceto, participou do Encontro Nacional de Fiscais do Sistema CFA/CRAs (Enaf), que reuniu de forma presencial, em Brasília, um público estimado de 100 pessoas, formado por Conselheiros, Fiscais e Presidentes dos CRAs, entre eles a Diretora de Fiscalização e Registro do CRA-AM – Admª. Shirley d’Almeida, o Conselheiro Federal – Adm. José Carlos de Sá Colares e a Fiscal – Admª. Elisamara Cruz.

O Encontro também foi transmitido de forma virtual, pela ferramenta Google Meet, com a participação de mais de 70 pessoas. Os Administradores Jorge Campos (Vice-Presidente do CRA-AM), Inácio Guedes Borges (representante do CRA-AM na Região Metropolitana), Jorge Brasil (Diretor Administrativo Financeiro) e Genoveva Pertoti (Gerente Executiva) também acompanharam as discussões na modalidade virtual.

Durante o evento, o Presidente do CFA Adm. Mauro Kreuz apresentou o cenário da Fiscalização no Sistema CFA/CRAs, com o intuito de definir estratégias para otimizar a atividade fim dos Conselho Profissionais : “Temos que sair daqui com uma agenda operacional bem desenhada, formatada, para voltarmos às nossas casas e fazer acontecer”, disse.

De acordo com o Presidente do CRA-AM eventos como o Enaf são de grande importância para fortalecimento do Sistema CFA/CRAs: “As discussões tiveram foco no core business do sistema: fiscalização para coibir o exercício/atuação ilegal na profissão; registro dos profissionais e cobrança, com o propósito de criar estratégias pelos regionais para aumentar a assertividade das ações de orientação e fiscalização do exercício da profissão.”

Em sua primeira participação no ENAF, a Admª. Shirley Almeida elogiou o formato e os temas abordados no Encontro: “Tivemos a oportunidade de trocar experiências com outros regionais, no que tange a fiscalização, com apresentação de cases de sucesso relacionados a área. A Lei de Proteção de Dados (LGDP) e seus impactos no processo de fiscalização foi outro assunto bastante discutido e nos ajudou a tirar várias dúvidas relacionadas a Lei, mostrando que o Conselho tem legitimidade para solicitar informações a fim de elucidar se está ou não ocorrendo o exercício ilegal da profissão”.

A realização do ENAF consolida o compromisso do Sistema CFA/CRAs com a valorização do profissional de Administração, fortalecendo as ações da Fiscalização para coibir o Exercício Ilegal da Profissão.

E, para atuar de forma mais incisiva na defesa do Espaço do Profissional, o CRA-AM lançou o “Espia Aí!”, Canal de Denúncias on-line criado para modernizar e facilitar o atendimento a todos àqueles que desejam realizar um processo de denúncia. Acesse o link (CLIQUE AQUI) para conhecer essa importante ferramenta digital.

 

Assessoria de Comunicação CRA-AM