Você está visualizando atualmente ENAFIC e ENATIC reuniram profissionais do Sistema que atuam nas áreas de administração, finanças, contabilidade e tecnologia da informação

ENAFIC e ENATIC reuniram profissionais do Sistema que atuam nas áreas de administração, finanças, contabilidade e tecnologia da informação

De 9 a 12 de abril, Brasília sediou o primeiro Encontro Nacional Administrativo, Financeiro e Contábil do Sistema CFA/CRAs de 2024 (ENAFIC). O evento, promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e reuniu presidentes de CRAs, conselheiros federais e regionais, além dos colaboradores dos CRAs e do CFA.

Uma das novidades da edição deste ano é que ele aconteceu em conjunto com o Encontro Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENATIC). Ambos visam promover um ambiente de aprendizado, troca de conhecimentos e alinhamento estratégico entre os profissionais e gestores envolvidos no Sistema CFA/CRAs.

Os eventos contaram com a participação de uma equipe do CRA-AM, composta pelas Administradoras Elisa Cruz (Gerente Executiva) e Victória Limeira (financeiro), da Contadora Ângela Souza(licitação) e do responsável pelo setor de informática Dimas Vilela, que acompanhados pelo Presidente do Conselho, Adm. José Colares, e do Conselheiro Federal Adm. Inácio Guedes, puderam acompanhar a rica programação ofertada.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-presidente do CFA, Adm. Gilmar Camargo; do diretor Administrativo Financeiro do CFA, Adm. Francisco Costa; do presidente do CRA-DF, Adm. Carlos Alberto Ferreira Júnior; do diretor de Relações Institucionais e Eventos do CFA, Adm. Júlio Rezende; o diretor de Governança, Integridade e Compliance do CFA, Adm Fábio Macedo; e da coordenadora de Administração e Recursos Humanos do CFA, Admª. Gracielle Soares.

Segundo Gracielle, a edição deste ano foi pensada e planejada com muito cuidado .

“Desde o início temos dito que esse evento fosse um marco para o Sistema CFA/CRAs. Não em questão de estrutura, mas sim da conquista dos resultados. Que a partir de agora todas as nossas operações sejam transformadas. Então, vamos aproveitar desde já cada momento deste ENAFIC”, disse.

Júlio lembrou que um dos principais objetivos do evento é o compartilhamento de experiências. Além de desejar boas-vindas ao público, ele encerrou sua fala desejando sucesso. Na sequência, Fábio teceu breves palavras sobre o ENAFIC. “Que possamos sair daqui com muitas ideias novas para que possamos desenvolver ainda mais o Sistema CFA/CRAs”, comentou.

Para Francisco, é importante que todos os participantes saiam do evento com planejamento e ações de melhoria. “Se não for assim, a gente não vai nem ter o segundo ENAFIC”, alertou o diretor. Ele reforçou, ainda, que o Sistema CFA/CRAs está “nas nossas mãos”. “A valorização da profissão perpassa pelas mãos de todos que estão aqui”, afirmou.

O presidente do CRA-DF deu boas vindas aos participantes e convidou todos para uma salva de palmas. Ele, que já foi conselheiro federal, e agora volta a ser presidente de um regional, lembrou dos desafios que o CRA precisa superar. “Todo esse trabalho é feito por vocês, colaboradores. O papel de vocês é desafiador, pois são vocês que fazem a máquina funcionar”, comentou.

O último a falar na abertura foi Gilmar Camargo. Ele elogiou a programação do evento e comentou sobre a possibilidade que o Encontro oferece para a troca de experiências. Gilmar destacou as comissões e grupos de trabalho que o CFA criou para aprimorar os serviços do Sistema CFA/CRAs e lembrou das ferramentas que essa atual gestão tem oferecido para otimizar o trabalho de todos, entre eles a adesão do software de planejamento estratégico.

ENATIC

O dia 11 de abril foi todo dedicado ao Encontro Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENATIC). O coordenador de Informática do CFA, José Carlos, explicou que a ideia de fazer o evento associado ao ENAFIC é que a área de TI e a área administrativa da autarquia se relacionam muito.

Ele aproveitou o momento para agradecer o diretor Francisco e o presidente Leonardo por acolherem e abraçarem a proposta de realização do ENATIC. “Estamos aqui fazendo essa primeira edição do evento e que, nesse primeiro Encontro, a gente consiga encantar todos os participantes”, comentou.

Francisco voltou a agradecer todos os envolvidos na organização do ENAFIC e do ENATIC. “Parabéns a cada um de vocês. Vamos continuar acompanhando o evento”, disse.

O presidente do CFA, Leonardo Macedo, lembrou da visita que fez ao Conselho Federal de Biologia, juntamente com a assessora em Tecnologia da Informação do CFA, Bianca Veloso. Na época, ele apresentou o Prospecta, uma iniciativa desenvolvida para otimizar os processos de fiscalização. Leonardo mostrou, ainda, o Licita – ferramenta que vai auxiliar nos processos de licitação – e o aplicativo do Sistema CFA/CRAs.

“A presidente do Federal de Biologia ficou encantada, quase levou a Bianca para o time dela. O que eu quero dizer com isso? Dizer que a TI é a menina de ouro do CFA. Não desmerecendo as outras áreas, mas trata-se de um setor que a gente investe bastante, seja com treinamento ou aquisição de softwares que ajudam a equipe a produzir apps e ferramentas como essas que eu citei. Não é um trabalho que nasce do dia para a noite, é um processo de construção voltado para agregar valor aos nossos serviços e, assim, atender com maior qualidade e eficiência aos nossos registrados”, discursou.

Rica programação

Os dois primeiros dias do evento foram dedicados ao ENAFIC. Para  promover a atualização e o aprofundamento técnico nas áreas de administração, finanças e contabilidade, o Encontro contou com uma rica programação.

Assuntos como e-Social, auditoria, governança e compliance, combate a corrupção, gestão documental, Sistema Eletrônico de Informações (SEI), entre outros, foram temas de palestras importantes, que oportunizaram uma sinergia de conhecimentos e práticas, impulsionando a inovação e o desenvolvimento de soluções integradas.

Um dos nomes mais aguardados do evento foi o do ministro do Tribunal de Conta da União, Augusto Nardes. Na oportunidade, ele falou sobre “Governança pública: o desafio do Brasil”.

Já no ENATIC, os temas abordados foram voltados para os desafios que precisam ser superados na área da tecnologia da informação. Inteligência Artificial, armazenamento em nuvem, LGPD, transformação digital, segurança cibernética, entre outros, fizeram parte da programação.

Além disso, os colaboradores de TI do Sistema CFA/CRAs visitaram as instalações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Dataprev e da NWI, empresa especializada no fornecimento de soluções integradas nos segmentos de Telecom, TI e monitoramento inteligente.

Ana Graciele Gonçalves – Assessoria de Comunicação CFA