Você está visualizando atualmente Evento coorganizado pelo Conselho teve como tema “Administração em tempos de crise: inovação e empreendedorismo em área de fronteira”

Evento coorganizado pelo Conselho teve como tema “Administração em tempos de crise: inovação e empreendedorismo em área de fronteira”

Os municípios de Benjamin Constant, Tabatinga e Letícia na Colômbia, localizados na região da tríplice fronteira (Brasil, Colômbia, Peru) receberam nos dias 23, 24 e 25 de novembro, a segunda edição do Encontro Internacional Fronteiriço de Pesquisa em Administração e Empreendedorismo na Tríplice Fronteira (II EIFPAEA).

O Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), juntamente com o INC-UFAM, IFAM-Tabatinga, UNAL-Sede Amazônia, UEA e UNAP, esteve envolvido na coorganização do Encontro, que contou com o apoio de diversas instituições entre elas a FAPEAM e o Conselho Federal de Administração (CFA), representado pelo Conselheiro Federal Adm. José Colares.

O Presidente do CRA-AM, Adm. Nelson Aniceto, esteve presente nos três dias de atividades, juntamente com Conselheiro Adm. Orlando Cruz, e com o Representante da Região Metropolitana Adm. Inácio Guedes, que ficou responsável pela apresentação das ações do Conselho aos participantes durante o Encontro.  

Com o tema “Administração em tempos de crise: inovação e empreendedorismo em área de fronteira”, o evento abriu espaço para socializar pesquisas e conhecimentos construídos em Administração e áreas correlatas, como gestão pública, comercial, empreendedorismo e economia criativa, por meio da apresentação de pesquisas e artigos científicos produzidos nos três países fronteiriços.

Durante a abertura oficial do Encontro realizada no INC-UFAM, em Benjamin Constant, o Presidente Nelson em seu discurso parabenizou a organização do evento, falou sobre as ações do Conselho ao longo dos seus 50 anos de atuação, além da satisfação do CRA-AM em fazer parte da coorganização deste relevante evento:

“estamos aqui pois acreditamos na importância deste encontro para o fortalecimento da ciência da Administração”.

No primeiro dia do evento, temas relevantes como inovação e empreendedorismo no setor público, sustentabilidade e microempreendedorismo foram evidenciados nos trabalhos apresentados.

Já no segundo dia de atividades, realizadas no período da manhã, no IFAM-Campus Tabatinga, o agronegócio por meio do case da produção do cacau amazônico pela Coopaile Tikuna (Peru) e o projeto de empreendedorismo realizado no IFAM-Campus Lábrea premiado regionalmente, foram destaques na programação.

Para fechar a extensa programação do evento foi a vez da Universidade Nacional da Colômbia – UNAL sede Amazônia receber os participantes do Encontro, que acompanharam apresentações com as temáticas da governança pública, economia criativa e empreendedorismo feminino, além de um momento especial com a apresentação do aluno do IFAM-Tabatinga, Martins Idelfonso de Araújo, realizada na língua Tikuna, sobre as atitudes empreendedoras nas comunidades de Umariaçú I e II, localizadas na região.

A programação oferecida pela UNAL também contou uma trilha guiada pelo campus da instituição, além da apresentação de um grupo cultural que encerrou o evento em grande estilo, com a apresentação de danças típicas dos países envolvidos no evento.

Após o Encontro, os representantes das instituições envolvidas na realização do Encontro participaram de reunião para avaliar os três dias de atividades e pensar em melhorias para a próxima edição do Encontro Fronteiriço, prevista para 2024. A comissão organizadora definiu que, durante a realização do XXI Encontro de Administração do Amazonas, em 2023, voltará a se reunir em Manaus, para definir a programação da terceira edição desse evento, já está consolidado no calendário internacional na área da Administração.

Assessoria de Comunicação CRA-AM