Você está visualizando atualmente Maratona do Conhecimento

Maratona do Conhecimento

Dezesseis horas de diversificada programação foi o saldo do XVII Encontro de Administração do Amazonas realizado pelo Conselho Regional de Administração do Amazonas – CRA-AM em parceria com Conselho Federal de Administração. Considerado o maior evento de Administração da Região Norte o  Encontro teve início nesta quarta-feira (18/09) e reuniu mais de 1500 pessoas,  entre acadêmicos e profissionais de Administração, para discutir o tema  “Gestão e Tecnologia”.

Na solenidade de abertura, o Presidente do CRA-AM, Adm. Inácio Guedes Borges  ressaltou a importância das discussões desse novo contexto da Revolução 4.0 tanto para os profissionais de Administração quanto para a formação dessa nova geração de profissionais, em busca de seu lugar ao sol no mercado de trabalho: “Eventos como este são fundamentais para o crescimento e aperfeiçoamento dos profissionais de Administração, empresários e acadêmicos da área pois oportunizam   ferramentas/conhecimento  para superar desafios e desenvolver potencialidades econômicas da Região. Para organizar esse grandioso Encontro contamos com a participação dos Coordenadores e Professores dos cursos de Administração de mais de 17 Instituições de Ensino Superior do Amazonas e a eles agradeço em nome de toda a Direção do CRA-AM pela parceria.

A palestra Magna foi proferida pelo  Adm. Mauro Kreuz, Presidente do CFA que discorreu sobre o tema Os desafios da Administração Perante a Revolução 4.0. Kreuz enfatizou a importância de estar preparado para a quarta fase da Revolução Industrial, ou Revolução 4.0, que já está acontecendo: “Diferentes habilidades estão sendo cada vez mais exigidas, tais como: ênfase no trabalho em equipe, inteligência coletiva e flexibilidade e formação multidisciplinar para realizar diferentes atividades. Além disso, outro fator preponderante é a maturidade emocional e a capacidade em desenvolver e manter relações interpessoais”, explicou o presidente do CFA

O empresário Jaime Benchimol  encerrou a primeira noite do evento apresentando o tema “Gestão baseada em valores”, ressaltando a importância de se construir um bom nome, baseando suas escolhas profissionais em um conjunto de valores pessoais  como a integridade, criatividade, disciplina, entre outros : “Os bons valores são o grande diferencial  do Profissional, principalmente do Administrador, pois eles norteiam as ações do Gestor . “

O Adm. Dimitri Rocha da FGV Sapiens abriu a segunda noite do Encontro e discorreu sobre Mercado e Resultado, destacando os aspectos tecnológicos que auxiliam a Gestão Estratégica na busca pelos melhores resultados.

A Gestão também foi o foco da palestra do Adm. Diego da Costa – diretor da Câmara de Desenvolvimento Institucional do CFA, que abordou o tema destacando a Gestão como importante ferramenta de transformação organizacional.

Após a palestra o Presidente do CRA-AM Adm. Inácio Guedes chamou ao palco as autoras Roberta Monique e Ester Amaral, vencedores da II Mostra Científica do Encontro de Administração.  Na oportunidade, Inácio lançou o “CRA Jovem”, projeto da Diretoria de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional que tem como objetivo fortalecer o relacionamento da autarquia com as Instituições de Ensino.

Para encerrar o Evento, os conselheiros do CRA-AM foram convidados a entregar os prêmios, do sorteio eletrônico, realizado por meio do aplicativo Sorteio Go.

O Encontro também alcançou 32 municípios do Estado do Amazonas, por meio da Universidade do Estado do Amazonas, e seu Sistema de IPTV, levando as discussões para mais de 900 alunos dos cursos de Gestão da UEA no interior. 

Programação Vespertina

Visando proporcionar uma experiência interessante, criativa e inovadora, o evento contou uma diversificada programação vespertina.

A primeira atividade foi  a Mesa-redonda: Startups – Desafios e Oportunidades, em que os empresários Adm. Expedito Belmont (DriveON), Geferson Oliveira (NavegAM) e Rafael Luckwu Sousa (Oi Peixe) apresentaram seus modelos de negócios. A professora Olinda Marinho mediou o debate entre empresários e o público.

Em parceria com o SEBRAE, foi realizada a Oficina Startup Mundi, com o facilitador Denys Cruz e a  economia Criativa foi discutida pelo  empresário Beto Contartesi na palestra  “O Papel da Tecnologia na Economia Criativa”.

A programação do dia 19 contou com a palestra  “Educação Financeira: Gestão e Tecnologia” ministrada pelo Adm. Diego Monteiro (F13 Consultoria), a Oficina Brainwriting  com a Adm. Olinda Marinho, a Oficina Marketing Digital: Como Vender pelas Redes Sociais com Jessica Nery (ImpulseOne),  a Oficina Lego Serious Play com  Durval Braga Neto (Parque de Ideias) e a apresentação do  Estudo de caso “O Teletrabalho na Administração Pública:  A Experiência do Home Office no Poder Judiciário Amazonense” realizada pelo Adm. Mauro Saraiva Barros Lima (TJAM).

Os participantes do Encontro de Administração puderam conferir também a Feira de Economia Criativa, organizada em parceria com a Valendo – Agência de Desenvolvimento da Economia Criativa na Amazônia e a RAMI (Rede de Inovação, e Empreendedorismo da Amazônia), com microempresários de diversos segmentos.  Diversas Instituições de Ensino parceiras do CRA-AM também mostraram suas ações em um espaço especialmente reservado pra elas, oportunizando assim, a troca de experiências institucionais.

Meeting

Na segunda tarde do Encontro o CRA-AM realizou uma atividade exclusiva para profissionais: o Meeting  “Tecnologia como instrumento de transformação das organizações evolutivas” com o Prof. Dr. Sc. Manuel Cardoso, CEO da MAP Technology, que após as explanações participou de um debate com o público, mediado pelo Prof. Dr. Sandro Breval Santiago (UFAM). Na oportunidade, o Diretor Executivo da Record TV Manaus fez uma breve apresentação sobre a nova Gestão da TV no Amazonas.  

Confira as fotos do XVII Encontro de Administração do Amazonas.

Assessoria de Comunicação CRA-AM