Você está visualizando atualmente Projeto piloto tem como objetivo transformar o município de Manacapuru na primeira cidade inteligente da Amazônia

Projeto piloto tem como objetivo transformar o município de Manacapuru na primeira cidade inteligente da Amazônia

Dando continuidade às tratativas iniciadas em reunião realizada na sede da Suframa em 12/05/21 o CRA-AM foi convidado a conhecer e juntar esforços à Suframa nas ações em vista da implantação do Projeto Manacapuru – Cidade Inteligente, sendo o requisito principal o aprimoramento da gestão pública no Município de Manacapuru/AM.

Na manhã desta quarta-feira(26) o Presidente do CRA-AM, Nelson Aniceto e sua equipe composta pelos Administradores Shirley d’Almeida – Dirª. de Fiscalização e Registro, Orlando Cruz – Coord. da Comissão de Gestão Pública e Inácio Guedes – Representante do CRA-AM na Região Metropolitana estiveram na sede da Suframa para uma reunião com o Coronel Manoel Fernandes Amaral Filho, Superintendente-Adjunto de Planejamento e o Desenvolvimento Regional, e o Adm. Vitor Lopes, Coordenador-Geral de Desenvolvimento Regional da Autarquia.

O encontro teve como objetivo apresentar o projeto piloto que está sendo desenvolvido pela Suframa para transformar o município de Manacapuru na primeira cidade inteligente da Amazônia, com base nos termos da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, iniciativa do Governo Federal que tem como finalidade central apoiar a promoção de padrões de desenvolvimento urbano sustentável.

O projeto iniciado em novembro de 2020 já conta com o apoio de diversas instituições entre elas a Sudam e a UEA. E está em fase de levantamento de dados no que diz respeito aos indicadores da gestão municipal em Manacapuru, além da análise de possíveis estratégias que viabilizem o desenvolvimento regional na localidade.

Durante apresentação o Adm. Vitor Lopes mencionou o uso da ferramenta de gestão IGM-CFA durante os estudos e a importância da colaboração da rede parceiros, convidando o CRA-AM a contribuir no desafio de se estabelecer uma metodologia e organizar a gestão municipal em Manacapuru.

Os representantes do CRA-AM elogiaram a iniciativa da Suframa se prontificando a apoiar o desenvolvimento do projeto piloto, lembrando também o quão importante seria investir na educação/formação e no empreendedorismo local, para se garantir uma economia autossustentável no município.

O Presidente do CRA-AM em sua fala, também reforçou a importância do uso da ferramenta de Gestão IGM/CFA e colocou o conhecimento técnico da equipe do Conselho a disposição da Suframa: “este projeto vai de encontro às ações do CRA-AM que visam o desenvolvimento sustentável de nossa região e o fortalecimento de uma gestão pública transparente. Nós que conhecemos um pouco a realidade do interior esperamos que essa iniciativa impulsione diversos projetos, principalmente aqueles voltados para o agronegócio.”

A reunião também contou com a participação de representantes da Escola de Exatas da Uninorte, SEDECTI – Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia do Amazonas e da Prefeitura de Manacapuru, de forma remota, na pessoa do Secretário de Planejamento, Sr. Paulo Souza, que na oportunidade se mostrou aberto em receber uma visita técnica da equipe do CRA-AM, para auxiliar nas demandas propostas de adequação ao projeto e transformar a Princesinha do Solimões em uma “Cidade EcoDigital”.

 

Assessoria de Comunicação CRA-AM