Você está visualizando atualmente RBA 156, atual como sempre e na medida certa

RBA 156, atual como sempre e na medida certa

Enfim ela chegou. Devagar, com jeito de quem não quer nada, mas que diz tudo por meio de algumas das maiores mentes da administração do País, a RBA 156 está no ar e pronta para você, caro leitor.

Em sua matéria de capa, a edição 156 traz o case polêmico em que designers norte-americanos denunciam a gigante chinesa da moda, Shein, de plágio, por utilizar Inteligência Artificial (IA) para copiar roupas, calçados e acessórios, via internet. Segundo os artistas, a empresa oriental desenvolveu um algoritmo para buscar na internet tudo o que está bombando no mundo da moda e copiá-los.

O caso acende a luz amarela quanto ao mal uso de Inteligência Artificial para atividades ilícitas no mercado. Já são conhecidos o uso da IA na criação de vírus de computador e ataques cibernéticos quase imparáveis, que conseguem barrar a maioria dos firewalls e dispositivos de segurança existentes.

Não por acaso, esta edição aborda também o fenômeno conhecido no exterior como tecnopessimismo. Entenda o que está por trás de declarações de grandes empresários de tecnologia, como Elon Musk, e entenda o atual cenário econômico e tecnológico atrelados ao tema.

Por falar em Elon Musk, o empresário virou case mundial de branding, porém para muitos de modo negativo, ao mudar o nome da rede Twiter para ‘X’. De acordo com especialistas, a mudança pode ter sido um dos maiores erros de branding dos últimos anos, tendo em vista a força da marca que possuía até um nome próprio para postagem: “tuitar”.

Ainda sobre o mundo tecnológico, conheça o Drex, a nova moeda digital brasileira. Em breve na praça, ele veio para facilitar transações e promete ir além de ser apenas uma moeda que atua na mesma linha do bitcoin.

No quesito inovações, saiba o que é cross functional. Longe de ser um esporte, ele é uma maneira de juntar as melhores cabeças de uma organização, em uma equipe, capaz de resolver problemas complexos e gerar inovação disruptiva.

Adiante, no melhor da máxima “conheça a ti mesmo”, entenda por que você deveria praticar o marketing pessoal, e entenda qual é imagem que o mercado tem de você. Lição de casa imprescindível, avalie se aquela vaga dos sonhos não está escapando de suas mãos por não praticar tal segmento: afinal, imagem, sobretudo holística, é tudo.

Não menos importante, entenda o impacto do trânsito das grandes cidades na saúde e produtividade do trabalhador. Novos dados sobre o assunto, nas páginas a seguir, podem mudar seu mindset sobre o assunto atividade laboral.

Por fim e não menos importante, que fim levou a Grande Renúncia? Ela pode ter caído, mas não morreu e ainda gerou uma derivação: saiba o que é o loud quitting e quais estragos ele pode fazer na sua organização.

Aproveite e seja nosso convidado em mais essa viagem pelo mundo da administração. 

Clique, aqui, e leia a RBA 156

Leon Santos, editor-chefe da Revista RBA.