Você está visualizando atualmente Representantes do Conselho cumpriram uma série de compromissos nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte

Representantes do Conselho cumpriram uma série de compromissos nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte

No período de 21 a 24 de novembro, o Presidente do CRA-AM, Adm. José Colares, o Adm. Inácio Guedes (Conselheiro Federal), a Admª. Maria Silce Brasil (Diretora de Formação Profissional e Desenvolvimento Institucional) e o Adm. Nelson Aniceto (Representante da Região Metropolitana) estiveram nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte para uma série de compromissos institucionais, alinhados pelo Representante do CRA no Alto Solimões, Adm. Antônio Vagner Olavo.

A programação contou com atividades direcionadas aos egressos de Administração, residentes em Tabatinga e Benjamin Constant. Em momentos diferentes, a Equipe do CRA-AM participou de um bate-papo com os egressos do curso de Administração, com o intuito de discutir/apresentar o Conselho, suas atribuições, a importância do Registro Profissional, bem como ferramentas e parcerias que o Sistema CFA/CRAs oferece aos seus registrados.

Em Benjamin Constant os representantes do CRA-AM participaram da apresentação da “Empresa Júnior Training” e startups da incubadora “InPaCTAS do INC/UFAM”, divididas em eixos tecnológicos: Agrotech, Fashion Techs, Edtech, Construtech, que exploram/utilizam os recursos naturais da Amazônia no desenvolvimento de produtos regionais em diversas áreas como moda, gastronomia, agronegócios, turismo e recursos humanos, entre outros.

O setor público também foi alvo das ações desta edição do programa, com o encaminhamento de ofício aos órgãos públicos dos municípios, alertando sobre a obrigatoriedade do Registro Profissional quanto a contratação de pessoa física ou jurídica que desenvolva atividades dentro do campo da Administração. O Adm. Fred Deivyd Monteiro Cabral, Secretário Municipal de Indústria Comércio e Turismo de Benjamin Constant, recebeu a equipe do CRA-AM em seu gabinete com o intuito de conhecer mais a fundo o papel o Sistema CFA/CRAS. 

Outra ação de fiscalização pedagógica foi desenvolvida na Câmara Municipal de Benjamin Constant, onde a equipe do CRA-AM foi recebida pelo Presidente Interino Vereador Marquinhos (Marcos Alex Lasmar Bentes). Durante o Encontro, o Adm. Inácio Guedes discorreu sobre a importância do Profissional de Administração para uma gestão pública eficiente, valorizado os egressos dos cursos técnicos, tecnólogos e bacharéis na área de Administração formados nas instituições locais.

Após apresentação do CRA-AM  o Vereador Marquinhos se comprometeu a exigir nos processos licitatórios dos órgãos públicos do município, o Registro do Profissional de Administração, para cargos com funções pertinentes aos profissionais e ainda propôs a elaboração de um projeto de lei para instituir o Dia do Profissional de Administração no município.

Em seguida, a equipe do CRA-AM viajou até Atalaia do Norte, distante 1.136,73 km de Manaus,  para uma audiência com o Prefeito do município Denis Paiva. Durante o encontro discutiu-se um acordo de cooperação técnica entre o CRA-AM e a Prefeitura, visando à contratação de estagiários dos cursos da área de Administração da UFAM de Benjamin Constant e IFAM de Tabatinga que residem em Atalaia.  Ao final da reunião o Prefeito se comprometeu em assinar o Acordo que beneficiará os futuros profissionais de Administração da região.

Encerrando a agenda, os representantes do CRA-AM participaram de duas reuniões em Tabatinga, a primeira com o Diretor do IFAM, professor Nicolas Andretti, para discutir um acordo de cooperação técnica entre as instituições, voltado à valorização do profissional de Administração ainda na academia, com ações específicas para os alunos do IFAM. Em seguida a equipe participou de reunião do Comitê organizador do III Encontro Internacional Fronteiriço de Pesquisa em Administração e Empreendedorismo na Tríplice Fronteira – EIFPAEA.

Para o Presidente Colares o Programa CRA-AM Itinerante no Alto Solimões foi um sucesso:

“Conseguimos apresentar o Sistema CFA/CRAs e importância do Profissional de Administração para gestores municipais de Benjamin Constant e Atalaia do Norte, fortalecendo nossa fiscalização no setor público. Na área de formação profissional, conversamos com acadêmicos e egressos dos cursos de Administração dos municípios, esclarecendo o papel do Conselho e conhecendo também novos empreendedores, que estão colocando na prática o conhecimento adquirido na academia e estão contribuindo para o desenvolvimento local”, finalizou o Colares.

De acordo com Conselheiro Federal, Adm. Inácio Guedes, que representou o Presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, essa missão no Alto Solimões demostra a atenção do Sistema CFA/CRAs com a valorização profissional em todos os municípios do país, desde as capitais até os municípios mais remotos, fortalecendo a gestão profissional e contribuindo com o desenvolvimento do Brasil.

Esta edição do Programa CRA-AM Itinerante foi realizada pelo Conselho Regional de Administração do Amazonas, em parceria com o Conselho Federal de Administração, e contou com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas, Instituto Federal do Amazonas – IFAM Campus Tabatinga, Universidade Federal do Amazonas – Instituto de Natureza e Cultura-INC, InPACTAS,  Training Empresa Júnior de Administração, Fametro e Unip.  

Assessoria de Comunicação CRA-AM