Você está visualizando atualmente Durante dois dias de evento os participantes puderam acompanhar a apresentação de cases, debates, painéis e palestras com profissionais reconhecidos internacionalmente

Durante dois dias de evento os participantes puderam acompanhar a apresentação de cases, debates, painéis e palestras com profissionais reconhecidos internacionalmente

Nos dias 20 e 21 de setembro, o Centro Cultural Palácio Rio Negro – Salão Rio Solimões foi o espaço de produtivas discussões apresentadas na Vigésima Primeira Edição do Encontro de Administração do Amazonas, organizado pelo CRA-AM, em parceria com o Conselho Federal de Administração do Amazonas.

O evento reuniu cerca de 300 participantes, entre profissionais e acadêmicos, para debater o tema Gestão de Impacto: o Profissional de Adm. e os novos modelos de Negócios e contou com 3 palestras e três painéis, totalizando mais de 16 horas de programação.

Programação primeiro dia

A primeira atividade do Encontro foi o Painel “SEBRAE/AM e os Novos modelos de negócios” – Coordenado pela equipe do SEBRAE/AM, com a apresentação de dois cases de sucesso: a empresa amazonense especializada no mercado de meios de pagamento Receb Desconto, representada pelo o Proprietário José Augusto Medeiros e por seu CEO João Paulo de Souza Medeiros e a Empresa Simões Tecnologia, especializada na criação de projetos de tecnologia com foco em I.A, fornecendo assessoria, especializada em Engenharia de I.A, representada pelo CEO Lucas Simões. Os painelistas puderam expor o modelo de seus negócios e participaram de debate com a plateia, mediado pelo consultor do SEBRAE, Cristorffer Guimarães.

Em seguida o Adm. Jorge Campos, Vice-Presidente do CRA-AM ministrou a palestra “Desenvolvimento Industrial – A Clusterização como estratégia para o PIM” onde apresentou um resumo sobre seu artigo de conclusão de seu pós-doutorado, após apresentação, os Administradores José Marques (SUFRAMA) e Paulo César Diniz (UEA), discutiram a apresentação, em um debate qualificado.

Os participantes do Encontro aproveitaram o intervalo na programação para visitar os Estandes de parceiros, o espaço instagramável e também interagir com os palestrantes, professores e representantes do CRA-AM.

Abertura oficial

A noite foi realizada a Cerimônia de abertura do Encontro, com a participação  do Deputado Estadual Adjuto Afonso, do presidente do Codese Euler Ribeiro,  da Secretária Executiva de Administração e Gestão da SEAD, Andréa Barros Bandeira de Melo, representando o Governador do Estado, e do Adm. Elizaudo Leitão, Diretor de Negócios da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas – ABRH-AM.

Durante a Solenidade o Presidente do CRA-AM, Adm. José Carlos de Sá Colares, falou sobre a importância do evento: “organizamos esse encontro com bastante empenho pois ele tem objetivo de  celebrar o dia do profissional de administração com uma programação especial de capacitação, contribuindo para o aperfeiçoamento dos nossos profissionais e acadêmicos. Estivemos em diversas instituições de ensino que ofertam cursos técnicos, tecnólogos e de bacharelado na área de administração por que o conselho quer levar conhecimento a esses acadêmicos que serão futuros profissionais de administração. Além de divulgar o evento, nos aproximamos desse púbico para reforçar que eles tem um conselho que luta pelo espaço profissional deles”, finalizou Colares.

Encerrando o primeiro dia, o Adm. e professor doutor Afonso Fernandes ministrou a palestra “O impacto da inteligência artificial na gestão de negócios”, em que traçou um linha do tempo do surgimento da IA, falou sobre os setores que estão sendo beneficiados com a IA e também sobre o impacto dela no mercado de trabalho. 

Programação segundo dia

O segundo dia de atividade teve inicio com o painel  “ESG – Boas práticas administrativas, sociais e ambientais” e contou com a apresentação da Líder do processo de implantação ESG do Grupo Rede Amazônica, Lillian Cortez e do CEO da Depósito Verde startup incubada na UEA, que desenvolveu uma plataforma de Coleta seletiva automatizada feita a partir de cascos de geladeiras e que agrega, marketing e gamificação, Adm. Paulo César. O painel foi mediado pelo Adm. Inácio Guedes Borges, Conselheiro Federal pelo Amazonas.

A gestão na saúde foi o tema do segundo Painel da tarde, com a participação da Admª. Ana Paula Cavalcante da Costa, Gerente Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Parintins, discorrendo sobre sua experiência na Gestão da Secretaria do município e do Adm. Elizaudo Cavalcante Leitão, sócio das Empresas: Amazonia Mais Vida, Amazon Business(Especialista em gestão de redução de custos em Planos de  Saúde) falando sobre sua experiência na gestão da saúde no setor privado. As discussões foram mediadas pelo Adm. Emerson Clayton Arantes – Vice-diretor da Câmara de Governança, Integridade e Compliance do CFA.

No intervalo os participantes foram presentados com o Pocket Show da cantora Rebeca Grana.

A última palestra do Encontro foi proferida pela Professora da Fundação Getúlio Vargas e Mentora de Carreira Michelle Guimarães que falou sobre o tema Administração 4.0 – Habilidades Essenciais para Modelos de Negócios em Evolução.

O final do evento foi marcado pelo Sorteio Especial de vários prêmios, com a participação de empresas parceiras do CRA-AM.

Esta edição do Encontro contou o apoio da Universidade do Estado do Amazonas, SEBRAE-AM, FGV,  Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, SUFRAMA e Instituições de Ensino Superior em Administração.

Assessoria de Comunicação CRA-AM