Você está visualizando atualmente Nova versão otimiza IGM

Nova versão otimiza IGM

Os membros da Câmara de Gestão Pública (CGP) do Conselho Federal de Administração (CFA) se reuniram no plenário da autarquia no dia 20 de março, para a apresentação da nova versão do Índice de Governança Municipal, o chamado IGM 2.0.

As mudanças no índice foram explicadas por Gilberto Porto, diretor do instituto Publix, consultoria com experiência no setor público e organizacional responsável pelo desenvolvimento e atualização do índice.

Entre as principais alterações, estão a revisão dos indicadores, que agora totalizam 42, com a inclusão de variáveis como esgotos, por exemplo; nova forma de efetuar o cálculo, com diminuição do prazo de captação dos dados; e a consolidação da apuração do IGM 2.0, com mudanças na metodologia para facilitar a comparação entre os municípios.

Com o novo formato, os dados e o funcionamento da ferramenta estão mais fáceis de serem compreendidos e trabalhados. Nas dimensões Desempenho e Gestão o resultado da revisão ficou ainda mais evidente.

Durante a explanação, o diretor da CGP, Fábio Macedo, pontuou que, com a atualização, é possível fazer o levantamento e o rastreamento do fluxo financeiro que o governo federal repassa aos municípios.

“Era uma informação que eles almejavam e que agora, com o IGM 2.0, nós conseguimos fornecer com segurança. Isso acaba estreitando essa relação”, afirmou.

A base de dados do IGM é compilada do próprio governo, mas o diretor explica que o foco é diferente. “Nós vamos fazer uma tratativa voltada à gestão: como o profissional de administração, com o domínio dessas informações, pode efetuar a gestão do município do qual participa, gerando a inserção e oportunidades para esse profissional”, completa.

A previsão é de que em meados de abril o IGM 2.0 Já esteja disponível para utilização.

Os diretores das Câmaras de Desenvolvimento Institucional (CDI), Diego da Costa e da de Estudos e Projetos Estratégicos (CEPE), Gracita Barbosa, também participaram da apresentação.

Assessoria de Comunicação do CFA