Você está visualizando atualmente CFA lança programa de Integridade e Compliance no Sistema CFA/CRAs

CFA lança programa de Integridade e Compliance no Sistema CFA/CRAs

O Conselho Federal de Administração lançou o Programa de Integridade e Compliance do Sistema CFA/CRAs. A iniciativa foi formalizada na Resolução Normativa CFA nº 619/2022, publicada em novembro.

Agora, os Conselhos Regionais deverão criar as respectivas Unidades de Gestão de Integridade e designar servidores efetivos para o comando dos trabalhos.  Também serão realizadas ações de comunicação para esclarecer, orientar e disseminar as boas práticas entre conselheiros, servidores e colaboradores.

Etapas do Compliance

Desde o início do ano, a Comissão do Programa de Integridade e Compliance do Sistema CFA/CRAs trabalha na elaboração de um projeto sustentável e que tenha longevidade.  O resultado é um Programa de Integridade baseado em um  conjunto de diretrizes e objetivos, cujo foco é a prevenção, a detecção, a punição e a correção de fraudes, atos de corrupção, desvio de verbas, má gestão, abuso de poder e influência, nepotismo, conflito de interesses e demais práticas antiéticas.

De acordo com o presidente do CFA, Adm. Mauro Kreuz , o projeto permitirá que as gestões sejam absolutamente íntegras e confiáveis na gestão dos recursos públicos.

 “O programa está embasado em setes pilares: conhecimento sistêmico sobre a organização, comprometimento da alta direção do CFA e dos CRAs, autonomia das instâncias responsáveis, análise de perfil e riscos envolvidos, estruturação de regras, revisão dos processos de comunicação interna e externas e monitoramento contínuo com follow up contínuo. A ideia é que o programa seja sustentável, tenha longevidade e, ao ser monitorado, aperfeiçoado e corrigido naquilo que for necessário”, disse Mauro.

Ana Graciele e Patrícia Portales – Assessoria de Comunicação do CFA.