Você está visualizando atualmente CRA-AM estuda parceria com a SUFRAMA para auxiliar em projetos direcionados ao desenvolvimento econômico do interior do Estado

CRA-AM estuda parceria com a SUFRAMA para auxiliar em projetos direcionados ao desenvolvimento econômico do interior do Estado

Neste segundo semestre de 2021, o CRA-AM intensificou sua atuação nos municípios do interior do Estado, por meio do Programa “CRA Itinerante”, com o intuito de apresentar para profissionais e acadêmicos de Administração, empresários e gestores públicos, alternativas para o desenvolvimento regional, comprometido economicamente devido a Pandemia do Covid-19.

Os municípios de Humaitá, Itacoatiara e Tefé receberam as ações do Programa, que foi reestruturado para oferecer atividades de fiscalização, capacitação e articulação com empresários de diferentes segmentos e gestores públicos, visando fomentar a economia local e abrir frentes de trabalho aos profissionais de administração, além de incentivar o empreendedorismo local.

Para reforçar suas atividades, o CRA-AM vem buscando parcerias técnicas, que auxiliem nos projetos direcionados a recuperação econômica do interior, como a que vem sendo delineada com a SUFRAMA, autarquia que além de Administrar e controlar os incentivos fiscais concedidos às empresas estabelecidas na Zona Franca de Manaus, é responsável por  promover estratégias de desenvolvimento para toda a região da Amazônia Ocidental.

Em 2021, por meio da articulação do Adm. Orlando Cruz, o CRA-AM iniciou as tratativas para essa aproximação. No mês de maio, a Diretoria Executiva da Autarquia foi recebida pelo Superintendente da SUFRAMA General Algacir Antonio Polsin que apresentou o Projeto Modelo da Cidade Inteligente a ser implementada em Manacapuru e projetos para a ampliação da Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira (antigo Amacro) que envolve Amazonas, Acre e Rondônia.

De acordo com o Presidente Nelson Aniceto, essa troca de experiências entre as instituições é de suma importância para gerar impacto positivo na vida da população do interior: “Esse objetivo comum, aproximou as Autarquias. Ao longo deste ano temos reforçado o diálogo com a SUFRAMA. Fomos convidados a participar das Reuniões do CAS, a conhecer alguns  dos projetos de desenvolvimento e, em contrapartida, apresentamos nossas ferramentas de Gestão desenvolvidas pelo Sistema CFA/CRAs, o IGM e o GESAE. Essa interação permite uma otimização das ações e projetos fortalecendo o trabalho das duas Autarquias.”  

Essa parceria tem gerado bons frutos, a equipe do CRA-AM vem divulgando os projetos da Suframa em suas ações no interior por meio de palestras ministradas pelo Adm. Jorge Campos cujo conteúdo conta com o apoio do Superintendente-Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Coronel Manoel Fernandes Amaral Filho. Além de ter convidado o Coordenador Geral de Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Adm. Vitor César Lopes para participar da décima nona edição do Encontro de Administração do Amazonas, discorrendo sobre o Papel da Suframa no Desenvolvimento Regional. A palestra na integra pode ser conferida no Canal CRA-AM Play no Youtube.

O Adm. Inácio Guedes, Representante do CRA-AM na Região Metropolitana ressalta a importância de tornar público os projetos da SUFRAMA e do CRA-AM para ampliar o alcance das instituições no interior: “Precisamos fazer a informação chegar aos pequenos empreendedores, agricultores, gestores públicos e  instituições de ensino. São Projetos que mudam vidas, mas é necessário compartilha-los com o público. Só assim será possível uma real melhora na qualidade de vida da população do interior.”

O trabalho continua

Em novembro, os munícipios de Tabatinga e Benjamin Constant receberão ações do Programa CRA Itinerante, e a SUFRAMA já confirmou participação na programação, participará ainda das reuniões da comissão organizadora do II Encontro Internacional Fronteiriço de Pesquisa em Administração e Empreendedorismo na Amazônia (EIFPAEA), evento organizado em parceria com a Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, IFAM  e principalmente com a Universidade Nacional da Colômbia.

Desde 2009 o CRA-AM vem ampliando sua atuação no Interior do Estado, com ações do Programa CRA Itinerante, investindo em parcerias como a com a SUFRAMA para consolidar sua missão institucional em todo Amazonas de “Promover a Ciência da Administração valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país”.

Assessoria de Comunicação CRA-AM