Você está visualizando atualmente A crise no Sistema de Saúde do Amazonas e as ações do CRA-AM

A crise no Sistema de Saúde do Amazonas e as ações do CRA-AM

A crise no Sistema de Saúde do Amazonas é uma consequência de anos de má gestão pública. Com a pandemia do Coronavírus os danos causados pela ineficiência da Administração da coisa pública e pela corrupção se refletiu nos graves problemas estruturais  que assolam o Estado. 

Em 2020 o CRA-AM acompanhou de perto as ações desenvolvidas pelo Governo do Amazonas  para o enfrentamento da crise causada pelo COVID-19, identificando algumas decisões descoordenadas/desordenadas relacionadas a área de saúde.

Para frear os desmandos do Governo, o CRA-AM, como membro do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral e Caixa Dois – MCCE assinou em conjunto com as demais instituições que compõe o movimento, uma nota sobre indícios de corrupção na saúde pública do Estado se posicionando favorável a CPI da saúde e acompanhou o desenrolar da CPI.

Em abril de 2020 o CRA também apoiou o pedido de Intervenção Federal, na saúde do Amazonas. No entanto, o Governo contava com a maioria da Assembleia Legislativa, afirmou de forma até criminosa, que estava tudo sob controle e as duas ações foram arquivadas.

No mês de maio o Presidente do CRA, Adm. Inácio Guedes, com o aval do plenário apresentou o primeiro pedido de Impeachment do governador e vice-governador do Estado, com robustas provas de crime de improbidade administrativa e gestão temerária, mas até hoje esse requerimento não foi apreciado pela Assembleia Legislativa.

Em dezembro de 2020, o CRA em parceria com o CORECON apresentou um segundo pedido de impeachment do Governador e Vice Governador, que além das provas apresentadas no primeiro, acrescentou documentos públicos do STJ, do MPF, PGL, Polícia Federal, com as operações Sangria 1 e 2.

No referido documento os Conselhos argumentaram que a incompetência na Gestão da coisa pública é tão danosa quanto à própria Corrupção, porque acaba comprometendo a qualidade do serviço públicos prestados a população, prejudicando a própria sociedade.  “O Amazonas não pode perder mais vidas, ver sua população sofrer e deixar isso impune, deixar que a impunidade impere. Os responsáveis por esse caos na saúde pública do Estado precisam ser punidos.”

Além de exercer seu papel fiscalizador, sinalizando por meio das ações legais acima citados as irregularidades na Gestão do Estado, o CRA-AM desenvolveu uma série de ações relacionadas à valorização da Gestão Pública Profissional e também campanhas preventivas sobre o Covid-19.

 Ações Proativas

Ao logo do ano, os representantes do CRA-AM foram aos municípios do interior do Estado, para falar sobre a importância da Gestão pública profissional, orientando sobre a necessidade de se colocar profissionais de administração para gerir a coisa pública com qualidade.

Em novembro o CRA-AM lançou o projeto “Gestão Municipal Profissional”, cuja finalidade é disponibilizar a ferramenta de gestão IGM-CFA – Índice de Governança Municipal para os futuros prefeitos dos municípios do Estado.

Ações de Responsabilidade Social direcionadas a prevenção do COVID-19

Doação de máscaras

O CRA-AM fez a doação de mais de duas mil máscaras de tecido para a prevenção contra o Coronavírus. A primeira instituição a receber máscara foi a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

Em maio a instituição beneficiada foi a Cruz Vermelha Brasileira – Amazonas com quem o CRA-AM firmou uma parceria para o desenvolvimento de ações de cunho educativo.

Ao longo do ano, o CRA-AM distribuiu máscaras para profissionais de Administração de Manaus, Itacoatiara e Parintins e em 2021 já está empenhado em novas campanhas sobre prevenção.

Auxilio em Capacitação

Campanha “Administrador e Empreendedor: unidos no fortalecimento dos negócios“

O Conselho Regional de Administração do Amazonas aderiu a Campanha Nacional proposta pelo Conselho Federal de Administração – “Administrador e Empreendedor: unidos no fortalecimento dos negócios“, desenvolvida para fortalecer negócios em tempos da crise causada pela pandemia Corona vírus.  A Iniciativa visou conectar pequenos empreendedores com profissionais de administração com o objetivo de oferecer consultorias gratuitas para quem precisa. 

Em 2021

A primeira quinzena de 2021 foi marcada pela explosão de casos de COVID-19 no Amazonas. Com hospitais e postos de saúde superlotados, nosso Estado vivencia uma terrível crise na Saúde, com muitos cidadãos amazonenses perdendo suas vidas, por falta de atendimento adequado e insumos essenciais no combate a Pandemia como oxigênio e leitos de UTI.

O  CRA-AM, sempre prezando pelo bem estar da sociedade amazonense, entende que agora o momento é de união de esforços para suprimir as necessidades emergenciais em nosso Estado, se uniu com todo o Sistema CFA/CRAs, o Conselho Regional de Economia CORECON-AM e o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis CRESCI AM/RR e abraçou a campanha da CRUZ VERMELHA BRASILEIRA AMAZONAS, que está angariando recursos financeiros e materiais para atender as demandas da população da capital e do interior no enfrentamento dessa grave crise.

Convidados você, Profissional de Administração, Acadêmico, Empresário, para fortalecer as ações da CRUZ Vermelha Amazonas e ajudar a salvar vidas. Juntos somos mais fortes!

Assessoria de Comunicação CRA-AM