Você está visualizando atualmente CFA lança cartilha de Planejamento Estratégico Municipal

CFA lança cartilha de Planejamento Estratégico Municipal

Apenas 5% dos municípios e 30% das capitais brasileiras possuem planejamento estratégico. É o que revela levantamento feito pela Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CGP/CFA). O diagnóstico e as ferramentas disponíveis para mudar essa realidade estão disponíveis na mais recente cartilha produzida pelo CFA: Planejamento Estratégico Municipal (PEM).

Segundo o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo, a publicação que pode contribuir para melhorar a eficiência da gestão pública no País.

“Essa é uma nova frente que estamos abrindo. Temos que levar Brasil a fora essa ferramenta que é uma prerrogativa dos profissionais de Administração. Eles sabem conduzir os municípios brasileiros a fazer o planejamento estratégico municipal porque esse planejamento pensa o município não só por quatro anos, como é hoje o plano plurianual. Então sempre tenho dito que a nossa visão de futuro é míope, porque os municípios só enxergam quatro anos”, comentou.

O PEM começou a ser apresentado para representantes dos três poderes, sobretudo o executivo e o legislativo. A cartilha visa não apenas transmitir conhecimentos teóricos, mas também inspirar mentalidades estratégicas, colaborativas e visionárias nos gestores públicos municipais.

A cartilha foi elaborada pela Câmara de Gestão Pública do CFA. De acordo com o presidente do CFA, a proposta é, portanto, orientar o futuro para as cidades. 

“É a contribuição do Sistema CFA/CRAs para a Ciência da Administração e para a gestão pública do país. É, sobretudo, um manual criado por profissionais de Administração e destinado a ser um guia orientador, pois nele estão informações que devem servir como facilitadoras das suas rotinas e dos procedimentos do município”, afirmou.

A cartilha Planejamento Estratégico Municipal será disponibilizada aos municípios em forma impressa e online.

Acesse em formato digital pelo link: CARTILHA PEM

 

Assessoria de Comunicação do CFA – Ana Graciele Gonçalves

Rádio ADM – Denise Coelho