Você está visualizando atualmente Fórum discute a Transparência na Gestão Pública

Fórum discute a Transparência na Gestão Pública

A Transparência na Gestão Pública foi o tema discutido no 3° Fórum Amazonense de Profissionais de Gestão Pública, realizado no dia 30 de abril, pelo CRA-AM, em parceria com o CFA, Movimento de Combate à Corrupção no Amazonas (MCCE-AM), Universidade do Estado do Amazonas(UEA) e Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA).

O evento reuniu acadêmicos, profissionais e autoridades  no auditório da Reitoria da UEA e teve  inicio com a palavra do Presidente do CRA-AM, Adm. Inácio Guedes, que ressaltou a importância de se discutir a Gestão Pública: “Em um país como o nosso, com graves problemas relacionados a má utilização dos recursos públicos, Instituições como o Sistema  CFA/CRAs precisam investir em ferramentas como o Índice de Gestão Municipal – IGM e o Gesae – para dar mais transparência a Gestão dos Recursos de cada município”.

Em seguida Presidente do TRE-AM, Des. João Simões falou sobre a importância do voto Consciente, que também foi o tema apresentado pelo professor e analista Judiciário Leland Barroso de Souza.

O Painel “A Gestão Pública que temos e a que queremos”  foi apresentado pelos profissionais:  Adm. André Zogahib – Presidente da Amazonprev, Francisco de Assis Mourão Júnior –  Presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas – Frei Paulo Xavier representando  a Conferencia Nacional dos Bispos Do Brasil – CNBB e o Jornalista Wilson Reis – representando a  Federação Nacional de Jornalistas – FENAJ e o Advogado Lenilson Ferreira – representando a Ordem dos Advogados do Brasil fez a mediação do debate, após as apresentações.

Durante o evento também foi realizado o lançamento do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção Eleitoral Comitê que a partir deste ano, terá atuação permanente na capital do Amazonas. A cerimônia de lançamento contou com os Representantes de entidades da sociedade civil, do advogado Luciano Caparroz Pereira Santos, coordenador nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas,  desembargador João Simões.

Após o lançamento do Comitê o  advogado Luciano Caparroz Pereira Santos proferiu palestra sobre a “Tecnologia e a Transparência na Gestão Pública”. Em seu histórico de luta social e de sua atuação à frente do MCCE, Santos contribuiu para a conquista do último Prêmio Innovare na categoria Justiça e Cidadania. O Movimento venceu a premiação concorrendo com a plataforma “Voto Legal”, que viabilizou eletronicamente o financiamento de campanhas eleitorais nas eleições de 2016 e 2018, ao buscar o engajamento social nas eleições por meio de doações de pessoas físicas a candidaturas, aliando transparência e tecnologia de ponta.

Encerrando as atividades do Fórum, o Adm. Fábio Macedo, Diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, apresentou o IGM 2.0, importante ferramenta desenvolvida pelo Sistema CFA/CRAs para promover o debate sobre a importância da gestão na promoção do desenvolvimento municipal. 

O Fórum foi transmitido para 32 municípios do interior, via IPTV (Internet Protocol Television – tecnologia que permite distribuir programas e ou qualquer outro conteúdo televisivo pela Internet de banda larga) para os alunos da Universidade do Estado do Amazonas.

O tema Gestão Pública, além do Fórum também será pauta de discussão no Workshop de Gestão Pública CFA/CRA-AM, evento que será promovido pelo Sistema CFA/CRAs, com inscrição exclusiva para profissionais registrados no CRA-AM e Gestores Públicos.

Assessoria de Comunicacão CRA-AM