Democracia Digital vai capacitar servidores públicos e sociedade civil no combate à desinformação

Democracia Digital vai capacitar servidores públicos e sociedade civil no combate à desinformação

O programa Democracia Digital – Eleições 2020 continua as atividades de capacitação em defesa da informação verdadeira e de qualidade no período eleitoral e agora chegou a vez do estado do Amazona. A proposta é construir uma grande articulação e mobilização entre Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos para conscientizar, educar e combater os processos de desinformação em massa nas eleições municipais de 2020 nas capitais brasileiras.

O objetivo da ação é construir nos estados redes de articulação e mobilização com a participação de públicos estratégicos. As atividades do programa vão acontecer até o início da campanha eleitoral do ano que vem.

A terceira edição do Democracia Digital acontecerá em parceria com o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e Caixa Dois na terça-feira, dia 15 de outubro, no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Amazonas. A estreia do projeto aconteceu em Rondônia no dia 19 de agosto, na capital Porto Velho. E a segunda edição foi em Belém do Pará no dia 20 de setembro.

O evento local também contará com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral-AM, Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC-AM), Conselho Regional de Economia (CORECON-AM), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O Democracia Digital – Eleições 2020 tem apoio do Instituto Betty & Jacob Lafer. As oficinas de checagem contam com a parceria do WhatsApp. A realização é do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e da Agência Lupa.

Mobilização no Amazonas

No dia do evento, na parte da manhã, acontecerá o lançamento e a exibição do documentário “Democracia Digital” – uma produção Elo Company e IT&E. Em seguida, acontecerá um debate “Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia” que será conduzido pelo IT&E e pelo MCCE com a participação da Agência Lupa.

No turno da tarde, a agência Lupa irá ministrar a Oficina de Checagem e o IT& a palestra Cibersegurança nas Eleições (IT&E) para colaboradores do TRE-AM e também jornalistas e estudantes selecionados pela agência. A palestra será para desenvolver tópicos como: princípios éticos do fact-checking; metodologia de checagem; cibersegurança – (IT&E); consulta em bancos de dados públicos, entre outros.

Os profissionais e estudantes que participarem da oficina presencial vão integrar o grupo de fact-checkers da agência e poderão ser chamados a produzir checagens sobre o estado durante as próximas eleições municipais.

Alcance e dinâmica do programa

O programa Democracia Digital vai acontecer em duas etapas. A primeira contempla treinamentos presenciais em técnicas de fact-checking para jornalistas, estudantes de jornalismo e servidores dos TREs nos estados.

A segunda vai acontecer ao longo de 2020, após a realização dos treinamentos presenciais. Ela consistirá na oferta de treinamentos mais aprofundados de checagem de fatos por meio de cursos online, também facilitados pela Agência Lupa, além da mobilização e da articulação de uma ampla rede descentralizada e qualificada de combate à desinformação nas cinco regiões do Brasil.

Nesse período, a Agência Lupa vai utilizar tecnologias apropriadas para a facilitação do trabalho da rede e dos checadores. Só participará da segunda fase aquele jornalista ou estudante que concluir a atividade presencial no estado.

Confira no vídeo um resumo do Programa Democracia Digital -Eleições 2020 realizado em Porto velho – RO. 

Serviço:

  • Evento: Debate Desinformação em eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia
  • Data: 15 de outubro de 2019.
  • Horário: das 9h às 12h30
  • Público: todos que se interessarem pelo tema.
  • Inscrição: gratuita, pela plataforma Sympla – https://bit.ly/2mnhj3h
  • Local: OAB/AM. Av. Humberto Calderaro, 2000 – Adrianópolis, Manaus/AM.
  • Informações: Assessoria de comunicação do MCCE – comunicacaomcce@gmail.com ou (61)2193-9646
Fechar Menu